Notícias

CCB celebra o Dia Mundial da Poesia com feira do livro

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Publicidade

Uma feira do livro, uma maratona de leitura, filmes e debates são algumas das actividades gratuitas programadas pelo Centro Cultural de Belém (CCB) para este Dia Mundial da Poesia, que não esquece o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. 

A festa está marcada para sábado, dia 23, a partir das 15.00 e estende-se pela tarde. Além da feira do livro, organizada pela Bertrand e de uma maratona de leitura, haverá um espaço aberto para leituras de poesia em voz alta, que estarão a ser filmadas e exibidas junto à Sala de Leitura. Estão ainda planeadas duas outras exibições: a curta-metragem Sophia de Mello de Breyner Andersen (1969), de João César Monteiro, e o documentário O nome das coisas (2007), de Carmen Inácio e Pedro Clérigo.

A partir das 15.00, estarão ainda a decorrer dois painéis de debate. O primeiro painel é composto por Margarida Magalhães Ramalho (historiadora e escritora), José Pedro Serra (professor catedrático) e moderação de Maria Andersen (artista plástica e poetisa). O segundo é composto por Manuel Alegre (escritor e poeta), Graça Morais (pintora) e moderação de José Manuel dos Santos (escritor).

A palestra Sophia, entre dois mares está marcada para às 16.00. António Valdemar, sócio efectivo da Classe de Letras da Academia das Ciências, foi convidado a abordar o cruzamento das raízes da herança mediterrânea e a presença dominadora do Atlântico na poesia de Sophia, bem como o seu contributo na literatura para crianças e jovens.

Entre as 17.00 e as 18.00, o CCB também estará mergulhado em música. Sandra Martins (violoncelo) e Carlos Barretto (contrabaixo) apresentam uma performance de peças compostas em tempo real, uma viagem sonora inspirada na obra de Sophia de Mello Breyner Andersen.

A Casa da América Latina também estará a dinamizar actividades, das 15.00 às 19.00, incluindo o lançamento do livro A vida em Chamas, de Luis Alberto de Cuenca (Espanha), com presença do autor.

À semelhança do ano anterior, o CCB apresentará ainda um espaço de gastronomia típica açoriana, com mostra e degustação de alguns produtos, como o queijo, o bolo lêvedo das Furnas, as compotas e os licores, pretendendo-se que seja um veículo de divulgação dos sabores das várias ilhas. 

Centro Cultural de Belém. Sáb 15.00-19.00. Entrada livre.

+ Campo de Ourique recebe Feira do Livro da Poesia

Últimas notícias
    Publicidade