Notícias

CCB homenageia Eugénio de Andrade no Dia Mundial da Poesia

O programa, gratuito, inclui leituras de poesia, conversas, cinema, exposições e até uma Feira do Livro. Entre as 15.00 e as 19.00 de 25 de Março, tem muito com que se entreter.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Eugénio de Andrade
Ilustração de Cristina Valadas gentilmente cedida pela própria ao CCB para o Dia Mundial da Poesia 2023 | Eugénio de Andrade
Publicidade

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de Março. Em 2023, o Centro Cultural de Belém marca a efeméride no dia 25, com um programa dedicado ao centenário do nascimento de Eugénio de Andrade. Além de leituras de poesia, haverá uma conversa à volta da obra e vida do poeta, a exibição do documentário Eugénio de Andrade, de Jorge Campos, e muitas outras actividades para toda a família.

“Nasceu José Fontinhas, mas adoptou o nome artístico de Eugénio de Andrade, pelo qual ficou conhecido. Adolescente foi o seu primeiro livro, editado em 1942, tendo ganho grande visibilidade com a obra As mãos e os Frutos [publicada em 1948]. Foi também autor de livros infantis e tradutor, tendo traduzido García Lorca. Em 2001, foi agraciado com o Prémio Camões”, lê-se no site do CCB, onde poderá encontrar a programação completa do evento.

Com entrada livre, entre as 15.00 e as 19.00, são várias as iniciativas previstas. Por exemplo, no Centro de Congressos e Reuniões, o público será convidado a dizer os seus poemas favoritos e até os de sua autoria, entre as 15.30 e as 18.30; haverá ainda a exibição do documentário sobre Eugénio de Andrade de Jorge Campos, às 16.00; uma conversa em volta da vida e obra do poeta, moderada por Federico Bertolazzi e José Mário Silva, entre as 17.00 e as 18.00; e uma Feira do Livro.

Já no Espaço Fábrica das Artes, poderá aproveitar a actividade “Entre a Poesia e a obra”, onde os mais novos serão desafiados, a partir das 10.30, a relacionar excertos da poesia de Eugénio de Andrade com fragmentos de obras da Colecção Berardo, criando uma composição plástica; e a visita guiada à exposição “O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto”, às 11.00, 11.30, 12.00 e 12.30, seguida de uma oficina sobre cinema e animação com o realizador Bruno Caetano (produtor de Ice Merchants, o primeiro filme português nomeado aos Óscares).

Centro Cultural de Belém. Sáb 25. 15.00-19.00. Entrada livre

+ Feira do Livro de Poesia ocupa Jardim da Parada durante seis dias

+ Leia já, grátis, a edição digital da revista Time Out Portugal deste mês

Últimas notícias
    Publicidade