Notícias

CCB programa ciclo à volta de curta de Bruno Caetano, um dos portugueses nomeados aos Óscares

‘O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto’ motiva ciclo de música, teatro e formação em Belém. O realizador, Bruno Caetano, é co-produtor de ‘Ice Merchants’, o primeiro título português candidato a uma estatueta dourada em Hollywood.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Bruno Caetano
©DRO Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano
Publicidade

“Música — Cinema — Ação!” é o nome do novo ciclo do Centro Cultural de Belém (CCB), que arranca a 11 de Fevereiro e promete animar durante meses vários espaços daquele edifício, com actividades que andarão à volta da curta-metragem O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto (2019), de Bruno Caetano.

Num ano em que o cinema português está em festa, com a inédita nomeação de um título português aos Óscares, o CCB desenhou este ciclo em torno de outra curta-metragem de animação, que tem uma forte ligação com a produção indicada às estatuetas douradas de Hollywood. O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto foi realizada por Bruno Caetano, co-produtor de Ice Merchants, juntamente com o realizador João Gonzalez, estando ambos nomeados para um Óscar. Outro ponto em comum é que estas produções nasceram da COLA, cooperativa audiovisual do Porto também conhecida por ter assinado videoclipes em stop motion para Azeitonas e Miguel Araújo.

O núcleo deste ciclo é a exposição “O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto”, que pode ser vista entre 11 de Fevereiro e 30 de Junho no Espaço Fábrica das Artes, no CCB, composta por cenários, adereços e marionetas desta premiada curta-metragem de 11 minutos, com narração de Sérgio Godinho, que passou por mais de uma centena de festivais nacionais e internacionais. E que será exibida em contínuo neste espaço, para que todos fiquem embalados por este universo distópico. Ou não fosse esta história, baseada num conto de Manuel Ruas Moreira, passada numa Lisboa alternativa, onde a natureza foi proibida. O realizador estará ainda disponível para guiar os visitantes pela exposição, nas manhãs dos sábados 25 de Fevereiro, 11 e 25 de Março, 15 e 29 de Abril e 6 e 20 de Maio.

Bruno Caetano
©DRO Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano

A música chega pelas mãos do compositor e pianista Filipe Raposo, num concerto de abertura do ciclo, também na Fábrica das Artes, a 11 de Fevereiro. Pelas 15.00, as portas abrem para a exibição da curta-metragem, acompanhada com sonorização ao vivo por Raposo, à qual se seguirá uma conversa sobre a composição e sua execução. Em Maio, e também aliada a esta exposição, estará em cena no CCB o espetáculo de teatro O Jardim Secreto da Dona Jacinta, mais uma adaptação do conto original, encenada por Inês Tarouca e destinada ao público infantil, para ver nos dias 25 e 28 de Maio.

A programação inclui ainda oficinas para famílias aos sábados, sobre as várias fases de produção de um filme de animação, nas áreas do argumento, direcção de arte, storyboard, banda-sonora, animação tradicional, construção de marionetas e de cenários e adereços, orientadas por profissionais da indústria, entre 25 de Fevereiro e 20 de Maio. A programação completa pode ser consultada no site do CCB.

Exposição "Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto". 11 de Fevereiro a 30 de Junho. Qua-Dom 10.00-13.00/ 14.30-17.30. Visita livre: 3€.

+ A caminho dos Óscares, a curta portuguesa ‘Ice Merchants’ vai estrear nas salas

+ A animação portuguesa faz 100 anos e a Cinemateca faz a festa

Últimas notícias

    Publicidade