[title]
A Gerador abriu ao público as portas de sua casa, no Lumiar, para onde se mudou há cerca de um ano. À boleia dos cinco anos da associação responsável por projectos tão diversos como Trampolim Gerador, Ignição Gerador ou Revista Gerador, a Central Gerador está em festa até ao final do mês e é um porto seguro para quem quiser fugir dos Santos Populares.
Tudo sem deixar o convívio de parte, graças a uma programação recheada de exposições, concertos, cinema, teatro, feiras, gastronomia e muita conversa.
“A melhor forma de celebrar era abrir a casa às pessoas”, explica Tiago Sigorelho, presidente da direcção e um dos responsáveis pela incontinência criativa da Gerador, assegurando que “o programa espelha o nosso espasmo cultural”. Às quintas pelas 19.30 há conversa, esta semana com o desafio “Como fazer cultura para a infância?”; na sexta-feira, às 21.00, acontece o Cinema Festivaleiro onde serão projectadas três curtas-metragens documentais (Breve História do Rock de Coimbra, Pontas Soltas e Barreiro Rock City); sábado, entre as 18.00 e as 22.00, a mesa de mistura ganha um DJ convidado; e domingo acontece a Feira da Música, com vinis e instrumentos musicais. Sempre em cena está uma exposição com os trabalhos dos nove vencedores dos prémios Insties Gerador 2019.
Pelo meio experimente a gastronomia portuguesa do Café Central, à base de produtos portugueses, como queijos, enchidos, azeitonas do Algarve ou manteiga dos Açores. Para saborear no interior do café ou na esplanada do novo Largo das Conchas.
Largo das Conchas (Lumiar). Qua-Dom 12.00-00.00. Entrada livre. Programa completo no site oficial.
+ Noites de Verão regressam com concertos nos jardins da cidade