Notícias

Cidade dos Arquivos volta a abrir acervos e colecções do Barreiro

A Cidades dos Arquivos acontece esta sexta-feira, englobada nas Jornadas Europeias do Património. Há visitas guiadas, uma exposição e um programa de palestras moderadas por José Pacheco Pereira.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
Museu Industrial da Baía do Tejo
Câmara Municipal do BarreiroMuseu Industrial da Baía do Tejo
Publicidade

É já esta sexta-feira que a Cidade dos Arquivos, da Câmara Municipal do Barreiro, reúne vários arquivos e colectivos artísticos numa iniciativa voltada para o público, mas também para a investigação académica e para os artistas. A iniciativa está de regresso, inserida nas Jornadas Europeias do Património, com uma edição centranda no Património Industrial. 

José Pacheco Pereira é figura central na programação. Além de moderar as palestras em torno do património, também abre as portas ao seu arquivo pessoal, o Ephemera, que tem como objectivo divulgar os espólios, acervos, livros, periódicos, manuscritos, panfletos, fotos e objectos do historiador e político. A visita guiada acontece às 11.30.

Nas oficinas da CP, as palestras começam às 15.30, com uma conversa acerca da Paisagem Cultural e Patrimonial do Coina, protagonizada por Luís Pedro Cerqueira, vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro e responsável pelo Pelouro do Planeamento e Urbanismo, e pelo historiador António Camarão. Segue-se Maria Eugénia Santos, docente na área de engenharia civil no Instituto Politécnico de Setúbal, que cobre a conservação do edificado cultural, às 16.00.

Às 16.15, a discussão acerca do património documental fica a cargo de Isabel Ramalho, do Município do Barreiro, de Sara Charneca, do Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, e Gilberto Gomes, do Arquivo Histórico da Fundação Amélia de Mello. A encerrar as palestras, às 17.00, há uma sessão de perguntas e respostas.

Na Baía do Tejo, as restantes visitas guiadas incluem o Arquivo Histórico da Fundação Amélia de Mello, às 9.30, o Museu Industrial, às 10.10, o Espaço Memória, às 10.30, o Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, às 11.10. O Colectivo SPA pode ser visitado às 9.50 e o Clube Chapas, às 10.50. 

Ao fim da tarde, na Associação Desenvolvimento Artes e Ofícios (ADAO), a exposição do Clube Chapas + Colectivo SPA & Artistas ADAO inaugura na Sala das Colunas, às 18.00. Ainda no ADAO, há uma Sunset Archive Party com DJ incluído, até às 20.00. 

Barreiro (vários locais). 22 Set, 9.30-20.00. Entrada livre 

+ Atenção pequenos leitores: há festa na Biblioteca Nacional este sábado

+ Culturgest recebe mais uma edição da TEDxLisboa

Últimas notícias

    Publicidade