[title]
Se quer ser um turista mais responsável, um bom ponto de partida é escolher os seus destinos de férias com base nas políticas e nos esforços de sustentabilidade de cada local.
O Global Destination Sustainability Movement Index (GDS) dá uma ajuda. A plataforma avalia a sustentabilidade de destinos em todo o mundo com base em quatro critérios: a estratégia de gestão e coordenação dos recursos e das necessidades do turismo, o desempenho das entidades envolvidas, o progresso social e o desempenho ambiental.
As 40 cidades com melhor pontuação global são consideradas “líderes em sustentabilidade” – e agora sabemos onde estão.
Em primeiro lugar, ficou Helsínquia, que o relatório descreve como “pioneira na sustentabilidade do turismo e da organização de eventos, e que está a encontrar soluções para desafios futuros”. A capital finlandesa obtém 51% da sua electricidade a partir de fontes renováveis e uns impressionantes 88% dos quartos de hotel têm certificação de sustentabilidade. A cidade obtém também bons resultados em matéria de inclusão social, segurança pessoal e percepção da corrupção – leia mais sobre as suas credenciais aqui.
Gotemburgo ficou na segunda posição, com uma pontuação global de 90,83%, e Copenhaga ficou em terceiro lugar com 88,19%. Uma boa demonstração do esforço feito pelos nórdicos no sentido da sustentabilidade. No geral, a Europa saiu-se muito bem, ocupando os seis primeiros lugares, oito dos 10 primeiros e 17 dos 20 primeiros!
Estes são os 20 destinos mais sustentáveis do mundo
- Helsínquia, Finlândia
- Gotemburgo, Suécia
- Copenhaga, Dinamarca
- Bergen, Noruega
- Arthus, Dinamarca
- Bordéus, França
- Singapura
- Oslo, Noruega
- Belfast, Irlanda do Norte
- Sydney, Austrália
- Aalborg, Dinamarca
- Glasgow, Escócia
- Zurique, Suíça
- Bilbau, Espanha
- Lyon, França
- Goyang, Coreia do Sul
- Reiquiavique, Islândia
- Middelfart, Dinamarca
- Kerry, Irlanda
- Paris, França
Recentemente, demos conta dos melhores (e piores) países do mundo na conservação da natureza e pode ler as nossas dicas sobre como ser um turista mais sustentável aqui.
😋 Se não é bom para comer, não é bom para trabalhar. Siga-nos no LinkedIn
📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp