Notícias

Com mais de 350 mil peças, esta é a maior exposição de puzzles em Portugal

Palácio Baldaya, Cine-Teatro Turim e Auditório Carlos Paredes acolhem “Volta ao Mundo em 80 Puzzles”, montada a partir do espólio de um dos maiores colecionadores do mundo.

Hugo Torres
Filipe Costa
Editado por
Hugo Torres
Escrito por:
Filipe Costa
Paulo Conde, colecionador da "Volta ao Mundo em 80 Puzzles"
DR
Publicidade

Até 29 de Janeiro, as instalações do Palácio Baldaya, do Cine-Teatro Turim e do Auditório Carlos Paredes acolhem a exposição "Volta ao Mundo em 80 Puzzles". Concebida a partir da colecção de Pedro Conde, um dos maiores colecionadores de puzzles do mundo, a exposição está dividida em cinco eixos – Volta ao Mundo, A Arte, Nova Iorque, O Cinema e A Música – espalhados por cinco espaços diferentes.

O Palácio Baldaya, em Benfica, será palco para três exposições. A principal, intitulada “Volta ao Mundo em 80 Puzzles”, está patente na Sala Joana Baldaya. É lá que poderá encontrar um dos maiores puzzles do planeta, com 48 mil peças, feito a partir de reproduções fotográficas de vários locais do mundo, incluindo monumentos e paisagens naturais. A acompanhar essa obra estão outros puzzles de menor dimensão que levam o público a percorrer os cinco continentes sem ter de sair do lugar.

Volta ao Mundo em 80 Puzzles
DR

Na Sala do Desembargador, no primeiro piso, dedicado à arte, está exposto outro dos maiores puzzles do mundo, com 54 mil peças, bem como reproduções de obras-primas de Picasso, Monet, Da Vinci, Goya, Gaudi e Paulo Varonese. No Salão Nobre (segundo piso), há uma colecção de puzzles dedicados à cidade de Nova Iorque, incluindo uma panorâmica da “cidade que nunca dorme”, feita a partir "de uma composição fotográfica de 7 mil fotografias", explica à Time Out o coleccionador Pedro Conde.

No Cine-Teatro Turim, os olhares voltam-se para a história do cinema, com um acervo de puzzles inspirados nos mais emblemáticos posters da sétima arte. Entre eles, um dos maiores e mais raros puzzles dedicados à saga “Star Wars”, com 18 mil peças. Em exposição está também uma secção dedicada aos mais pequenos, com reproduções de filmes de animação.

Volta ao Mundo em 80 Puzzles
DR

No Auditório Carlos Paredes, dedicado à música, há reproduções dos discos e das caras que marcaram a música popular do último século, nomeadamente dos Beatles. Há também uma sinfonia de Verdi, recriada a partir de uma partitura. Ao todo, são mais de 350 mil peças em exposição.

Também planeadas estão as Jornadas do Puzzle, que convidam equipas e participantes individuais a montar puzzles em conjunto. Aos sábados, pelas 15.00, há visitas guiadas à exposição. A inscrição para as jornadas é obrigatória e deve ser feita no site da empresa Mundo do Puzzle, criada pelo coleccionador com o intuito de reproduzir puzzles da cultura portuguesa.

Vários locais (Benfica). 30 Nov-29 Jan. 09.00-22.00. Entrada livre 

🎄Milagre de Natal – uma festa com TUDO à discrição

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, no Instagram e no Whatsapp

Últimas notícias

    Publicidade