Notícias

Como vai estar o tempo no Outono? Mais quente e com menos chuva do que o habitual

A mudança da estação trouxe precipitação e baixa das temperaturas, mas as previsões do IPMA para os próximos meses mostram que isso não vai durar.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Jardim da Cerca da Graça
Mariana Valle LimaJardim da Cerca da Graça
Publicidade

O Outono chegou no domingo, 22 de Setembro, e já há previsões climáticas para o último trimestre do ano. Apesar do regresso do frio e da precipitação, muitas vezes intensa, tudo indica que as temperaturas vão ser geralmente mais quentes que o normal.

Segundo a previsão alargada do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevêem-se valores de precipitação semanal acima do normal (1 a 60 mm) até 6 de Outubro, e valores abaixo (-10 a -1 mm) a partir dessa data – traduzido por miúdos: vai chover menos. Já no que diz respeito às temperaturas, prevêem-se valores acima do normal (+0.25 a 3°C) para a região interior Sul de 30 de Setembro a 6 de Outubro, para as regiões interiores do Centro e Sul de 7 a 13 de Outubro, e para todo o interior do território de 14 a 20 de Outubro. 

A previsão do Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S) também confirma a anomalia negativa na precipitação total mensal e a anomalia positiva na temperatura média mensal do ar, reforçando o que o programa europeu já tinha anunciado em Agosto: que é “cada vez mais provável” que este seja o ano mais quente alguma vez registado. Desde Janeiro que a temperatura média global à superfície da Terra está 0,27°C mais quente do que no mesmo período de 2023, pelo que seria necessário um declínio acentuado até Dezembro para que 2024 terminasse abaixo do ano passado.

O que se observa nos modelos – e já foi confirmado ao jornal Expresso por Vanda Cabrinha Pires, chefe da Divisão de Clima e Alterações Climáticas do IPMA – é que a precipitação vai estar 40% a 50% abaixo da média para o mesmo período até ao final do ano. Isto não significa que não chova de todo, mas prevêem-se desvios negativos de -5 a -30 mm. Como consequência desta tendência de redução da pluviosidade no Outono, tendem a agravar-se as secas e o risco de incêndio, sendo necessário ter cuidados redobrados em trabalhos rurais.

Em Lisboa, o IPMA prevê que pare de chover a partir desta sexta-feira, 27 de Setembro. No domingo, a temperatura máxima será de 27º e a mínima de 15º, com céu limpo. Já na próxima semana, a chuva regressa em força na terça, 1 de Outubro, e a precipitação começa a diminuir ao longo da semana, como anunciam as previsões.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Actividades com crianças: as melhores atracções para dias frios

Últimas notícias

    Publicidade