[title]
À boleia da campanha "A Ciência saiu à rua num dia assim…" (frase inspirada em José Afonso), os Centros de Ciência Viva promovem actividades de educação dos jovens acerca dos eventos relacionados com a realidade política e social vivida em Portugal antes e depois da Revolução dos Cravos e, ainda, do contributo dos cientistas portugueses para o bem-estar e avanço da sociedade, com impacto na ciência e tecnologia, ao longo dos últimos 50 anos.
No Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, a actividade Cravo Luminoso vai decorrer durante todos os fins-de-semana do mês de Abril na Oficina Dòing. A partir dos 10 anos, crianças e jovens são convidados a costurar uma flor e iluminá-la, com luzes LED. Já para um público dos nove aos 99 anos, a conversa Contos e Cravos, no dia 24 de Abril, às 15.00, vai servir como plataforma de partilha de histórias e de experiências sobre o Estado Novo, contadas por quem as viveu. Dia 25, feriado, os bilhetes normais têm 50% de desconto.
Passatempos de Abril, na última semana do mês, foca-se na aprendizagem sobre a Revolução dos Cravos e inclui várias actividades lúdico-educativas: sopas de letras, desafios matemáticos e enigmas. Mas há mais – juntando arte, tecnologia e a liberdade como temática principal, uma app de realidade aumentada desenvolvida pelo artista Leonel Moura permite plantar cravos virtuais. Para tal, basta apontar a câmara do telemóvel para qualquer ponto à escolha e adornar Lisboa com flores e as cores de Abril.
Pavilhão do Conhecimento, Largo José Mariano Gago 1 (Parque das Nações)