[title]
Beatriz Batarda, Inês Vaz, Carla Gomes, Rita Cabaço, Maria João Luís, Mónica Calle, Sandra Hung, Cirila Bossuet, Inês Castel-Branco e Carolina Amaral. Foram estes os nomes escolhidos para darem voz à obra-prima da literatura nacional. Os Lusíadas, poema épico escrito por Luís de Camões e publicado em 1572, será integralmente interpretado numa série dividida em dez episódios, tantos quantos os cantos que o compõem. Estreia esta quinta-feira e a cada semana há um novo episódio.
Produzida no âmbito das celebrações que assinalam os 500 anos do nascimento de Camões, esta é uma ideia original de Daniel Gorjão, encenador e programador de artes performativas na RTP2, que encontrou inspiração no documentário 8816 Versos (2013), realizado por Sofia Marques. Um filme que regista o trabalho do actor António Fonseca que há mais de uma década decidiu decorar Os Lusíadas, de fio a pavio. A apresentação final aconteceu em 2012, na cidade de Guimarães, ano em que o berço de Portugal foi Capital Europeia da Cultura.
Desta vez, a epopeia será divida por dez cantos, dez actrizes e dez cenários “que de alguma forma fazem um retrato do país, em estreita ligação ao conteúdo de cada canto”, explica Gorjão em comunicado. O projecto, acrescenta, procura responder a uma pergunta: “Qual a reflexão, nos dias de hoje, de um texto com quase 500 anos?”. Trazer o texto para o presente e colocá-lo em diálogo “com a sociedade e o país numa era pós-colonialista” é o principal exercício desta produção que também pretende tornar “diferente e mais acessível a forma como nos relacionamos com a escrita de Luís de Camões”. A realização ficou a cargo de Patrícia Couveiro.
RTP2. Estreia a 7 de Novembro (Qui) às 23.00
😋 Se não é bom para comer, não é bom para trabalhar. Siga-nos no LinkedIn
📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp