[title]
Arranca em Setembro a iniciativa "Os Cafés e outras Constelações de Encontro da Avenida de Roma: um Mapa-Múndi Pintado no Bairro de Alvalade", que vai desenterrar histórias e memórias lá do bairro.
A EGEAC, a Junta de Freguesia de Alvalade e o geógrafo Aquilino Machado uniram forças para desenhar uma série de percursos gratuitos que põem a nu as diferentes faces de Alvalade.
O primeiro itinerário chama-se "Os cafés e outras constelações de encontro nos Verdes Anos" e viaja pelos tempos do primeiro filme de Paulo Rocha (1963), um dos precursores do Novo Cinema em Portugal. Está marcado para 1 de Setembro às 11.00 e no dia seguinte às 17.30, com ponto de partida no Bairro das Estacas (junto ao Maria Matos) e ponto de chegada no Café Vá-Vá.
Segue-se o itinerário "Os cafés e a constelação de lugares de encontros no tempo do 25 de Abril", com data marcada para os dias 8 (às 11.00) e 9 de Setembro (às 17.30). O itinerário arranca no logradouro da Avenida dos Estados Unidos da América (junto à porta 80) e tem também o Café Vá-Vá a finalizar o percurso.
Por fim, o itinerário "Os cafés e as constelações de lugares nos anos 80: a geração do rock" propõe visitar os principais pontos de encontro da comunidade roqueira em Alvalade, como foi o caso da antiga pastelaria Sul-América (hoje Burger King), num percurso que termina no Jardim dos Coruchéus. Realiza-se a 22 de Setembro, às 11.00, e a 23 de Setembro às 17.30.
Mas a viagem não se fica por aqui. Associadas a cada itinerário estão planeadas tertúlias temáticas com actores desses tempos (alguns literalmente actores de profissão). Alfredo Barroso, Ana Louro, Isabel Maria Mendes Ferreira, Isabel Ruth e Lauro António falarão sobre Os Verdes Anos no Café Vá-Vá; Eduardo Boavida, Elísio Summavielle, Margarida Gil e Miguel Vale de Almeida sobre o 25 de Abril também no Vá-Vá; e Samuel Palitos, Manuel Wiborg, Pedro Lopes e Pedro Oliveira participam na sessão sobre a geração do rock no Popular Alvalade.
Os itinerários têm uma duração prevista de duas horas e estão limitados à participação de 20 pessoas. Por isso não demore a enviar um email de inscrição para itinerarioscafes@jf-alvalade.pt.
+ Festa do Livro regressa no final do mês aos Jardins do Palácio de Belém
+ Lisboa Mágica: seis dias de espectáculos de magia gratuitos nas ruas