[title]
Chega a Madrid depois de se ter tornado num dos eventos gastronómicos mais importantes (possivelmente o mais relevante) em Portugal. Iniciado pela Lohad em Cascais em 2018, o festival já aconteceu em diferentes versões em Lisboa, Aveiro e Santarém. Agora, chega à capital espanhola no Real Jardín Botánico de Alfonso XIII. Um festival, de ambiente familiar (com oficinas infantis), gourmet, mas descontraído, que combina fogo (tenham em mente que vão sair a cheirar a fumo), música e sustentabilidade. Tem o espírito de uma grande festa entre amigos, mas não é um churrascada. O Chefs on Fire é muito mais.
É, quem sabe, a melhor churrascada aonde se pode ir. Hedonismo sustentável, chamam-lhe eles. Estarão a cozinhar ao vivo chefs com estrela Michelin de Espanha e Portugal, com mais algum outro nome grande internacional, haverá actuações em diferentes formatos (no palco e também na relva) e haverá fogo por toda parte, mesmo que a proposta vá além da carne. O pilar é a cozinha de fogo, mas não será apenas um templo efémero para os carnívoros. Tudo passará pelas brasas e pelo fumo, dos pratos vegetais às pizzas, às sobremesas e até ao sushi... A capacidade é limitada, mas os participantes verão todas as caras conhecidas da gastronomia (nacional e internacional) com as mãos na massa, a trabalhar na linha de frente do fogo.
O evento será neste Outono, nos dias 5 e 6 de Outubro. Vão participar cerca de vinte chefs reconhecidos e uma dúzia de restaurantes madrilenos com os seus pratos mais emblemáticos, mas submetidos ao filtro pré-histórico das chamas, do incandescente. Os bilhetes já estão à venda e existem pacotes com diferentes preços, dependendo do que se queira comer e dos dias a ir. Durante os dois dias (das 12.00 até à meia-noite), para além da componente gastronómica, haverá palestras e conversas, oficinas para os mais pequenos e concertos para todos os públicos. Grande ambiente garantido.
Que chefs estarão na edição madrilena do festival?
(Ainda faltam protagonistas, mas estes são os confirmados por agora)
De Espanha:
- Carlos Casillas (Barro)
- Javi Estévez (La Tasquería)
- Lucía Freitas (A Tafona)
- Miguel Carretero (Santerra)
- Iñigo Urrechu (Zalacaín)
- Rafa Panatieri (Sartoria Panatieri)
- Roberto M. Foronda (Tripea)
- Juan D'Onofrio (Chispa Bistró)
De Portugal:
- Henrique Sá Pessoa (duas estrelas Michelin no Alma)
- João Rodrigues (Canalha)
- Tiago Penão (Kappo)
- Vasco Coelho Santos (uma estrela Michelin no Euskalduna)
A eles juntam-se mulheres destacadas como Janaína Torres (A Casa do Porco, com uma estrela verde e eleita melhor chef do mundo no The World's Best 50 Restaurants) e Tekuna Gachechiladze, uma das rainhas da restauração na Geórgia, país convidado na última edição do MadridFusión.
Que concertos vão animar o festival gastronómico Chefs On Fire?
Este cartaz já está fechado. A música, muito heterogénea em termos de estilo, vai ouvir-se quase ininterruptamente durante estes dois dias de Outono. Ao vivo, para esta primeira edição em Madrid, estarão a tocar sob as árvores...
- Andrea Buenavista
- Guacamayo Tropical
- Caballo Prieto Azabache
- Jazzin' Club
- La Perra Blanco
- Nola Brass Band
- Pájaro Sunrise
- Pedro Ricardo
- Queralt Lahoz
- Coni Lechner
Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ “Tinha que vir um nepalês descobrir trufas em Portugal?” Sim, mas é preciso ter calma