[title]
As comemorações dos 500 anos da morte de Dona Leonor de Portugal arrancam com um concerto único na Igreja de São Roque, a 2 de Maio, pelas 19.00. Esta iniciativa faz parte de um ciclo organizado pela Égide – Associação Portuguesa das Artes, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, instituição fundada por Dona Leonor em 1498 – e acontece entre 1 e 3 de Maio, em vários espaços nobres da Santa Casa, que vão acolher uma programação musical que junta nomes como Marcos de Portugal, Bach, Chopin, Debussy e Ravel, interpretados por alguns dos mais destacados músicos nacionais.
O arranque é marcado pelo concerto comentado À volta de Bach…, às 19.00, no Convento de São Pedro de Alcântara. Em palco estarão o flautista António Carrilho e a pianista Luísa Tender, que propõem uma abordagem reflexiva e informal sobre a obra de Johann Sebastian Bach, cruzando a flauta de bisel com o piano moderno.
A 2 de Maio, as comemorações centram-se na Igreja de São Roque com um dos pontos altos da programação: a interpretação da “Missa Grande” de Marcos de Portugal, peça de entrada livre que junta um elenco alargado de intérpretes, entre os quais Carla Caramujo, Susana Gaspar, João Rodrigues e o Coro Voces Caelestes, sob a direcção musical de Sérgio Fontão.
No último dia do evento, o Convento de São Pedro de Alcântara volta a ser palco de um recital de piano. Artur Pizarro apresenta Paris: a Cidade do ano, programa que percorre algumas das páginas mais emblemáticas do repertório romântico e impressionista, com obras de Chopin, Debussy e Ravel.
Os bilhetes para os concertos pagos já podem ser adquiridos.
🪖 Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok
📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook