Notícias

Durante duas semanas, Almada dança em várias línguas

O festival internacional de dança ocupa várias salas da cidade com criações de companhias portuguesas e estrangeiras. Decorre de 19 de Setembro a 6 de Outubro.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
Okvir
DROkvir
Publicidade

Almada volta a receber a Quinzena de Dança de Almada. A 32.ª edição do festival internacional de dança acontece entre 19 de Setembro e 6 de Outubro em vários pontos da cidade, entre os quais o Teatro Municipal Joaquim Benite e o Auditório Fernando Lopes-Graça. 

O festival, que conta com a direcção artística de Ana Macara e Maria Franco, reúne companhias nacionais e internacionais e mete um especial enfoque nas residências artísticas. Além de espectáculos, há também workshops, encontros entre profissionais, exposições, performances digitais e ainda videodança. Alguns dos destaques assinados em português incluem a estreia de The Process of Burning in Reverse, coreografada por São Castro e apresentada pela Companhia de Dança de Almada no Teatro Municipal Joaquim Benite, a 27 de Setembro; e também Forget Me Not, da dupla composta por Catarina Casqueiro e Tiago Coelho, para ver no Auditório Osvaldo Azinheira – Academia Almadense, no dia 6 de Outubro.

Um dos segmentos da Quinzena, a Plataforma Coreográfica Internacional, faz-se de vários programas compostos por nomes internacionais. No primeiro dia, o Auditório Fernando Lopes-Graça recebe de Espanha Picnic on the Moon, da Companhia Júlia Godin i Alexa Moya; Nunca Bailaré Solo, da Iron Skulls Co.; Hellouses y Goodbyeses, da Wako Danza; In-Side, da Lucia Montes & Mado Dallery; e Con Vos y Conmigo Sea. Libro II, da companhia manuela barrero dlcAos. Nos dias 20 e 21, o Teatro-Estúdio António Assunção recebe Anima/Animus da polaca Zawirowania Dance Theatre, Layers of Ash da alemã KOMA&Ko e The Hungry Ones da polaca Agnieszka Jachym; já o Teatro Municipal Joaquim Benite recebe Some Other Place da italiana Sara Sguotti e Misophony da francesa Cie Misophony.  

As mostras de videodança acontecem em algumas salas, tais como o Salão das Carochas, o Auditório Osvaldo Azinheira – Academia Almadense e o Instituto Cervantes de Lisboa, nos dias 20 e 21 de Setembro e 1 e 3 de Outubro. As coreografias chegam um pouco de todo o mundo, nomeadamente de Espanha, da Palestina, dos EUA, da China e do Brasil. Ao longo do festival, há workshops e mesas-redondas lideradas por coreógrafos e bailarinos portugueses e internacionais. 

Toda a programação e informações acerca dos bilhetes podem ser consultadas no site da Quinzena de Dança de Almada

Vários locais (Almada e Lisboa). 19 Set-6 Out. Vários horários. Vários preços

Está nas bancas a edição de Verão da Time Out

+ Festival Muscarium faz-se de distopias, rainhas e Tigerman

Últimas notícias

    Publicidade