[title]
Os portugueses foram adicionando propostas ao longo dos últimos meses. Agora, pode votar na sua preferida ao longo de todo o mês de Dezembro. Foram conhecidas hoje as grandes candidatas a Palavra do Ano 2017.
Será este oficialmente o ano dos afectos? Dos incêndios? Ou da gentrificação? Os portugueses foram votando ao longo do ano através do site www.palavradoano.pt, e assim contribuindo com uma série de sugestões acompanhadas pela Porto Editora, que tem uma palavra a dizer, neste caso no capítulo dos dicionários. Cruzada a informação nas redes sociais e o registo de consultas nos dicionários online e mobile, chegamos agora a uma lista de finalíssimas na corrida a Palavra do Ano 2017.
São as dez candidatas. A saber: afectos, cativação, crescimento, desertificação, floresta, gentrificação, incêndios, independentista, peregrino e vencedor. E se algumas das apostas são mais ou menos óbvias (da campanha do presidente Marcelo Rebelo de Sousa aos fogos que fustigaram o país, passando pela visita do papa a Fátima ou pelo referendo catalão) há outras associações a esclarecer. Vencedor? Isso mesmo. Não se esqueça que pela primeira vez na sua história Portugal ganhou o festival da Eurovisão da Canção. Destaque ainda para cativação, uma palavra nuclear na estratégia orçamental do governo; e para crescimento, há muito tempo não utilizada para falar da economia nacional.
A 4 de Janeiro será conhecida a grande vencedora. Ainda se lembra das eleitas nas edições anteriores? (é de notar que já lá vão nove anos desta votação com a marca da Porto Editora, criada com o principal objectivo de "sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam"). Aqui fica o elenco de vencedores para avivar essa memória.
2009 - Esmiuçar
2010 - Vuvuzela
2011 - Austeridade
2012 - Entroikado
2013 - Bombeiro
2014 - Corrupção
2015 - Refugiado
2016 - Geringonça
Últimas novidades nas letras e palavras