[title]
A semana de trabalho de quatro dias está a deixar de ser um sonho impossível? Quase todas as empresas de todos os países que até agora experimentaram a semana de trabalho mais curta consideraram-na um êxito, com maior produtividade, maior satisfação no trabalho e menos stress.
De acordo com os resultados de um novo estudo, a Islândia é a prova dos méritos de dar aos trabalhadores um dia extra de folga. Após o sucesso de projectos-piloto em 2015 e 2019, o país nórdico implementou oficialmente uma semana de trabalho mais curta, reduzindo o horário normal de 40 para 36 horas. Entre 2020 e 2022, 51% dos trabalhadores aceitaram a oferta de horários reduzidos sem perda de remuneração. O resultado? Uma economia em expansão, baixas taxas de desemprego e trabalhadores muito felizes. Chocante, não é?
O estudo, divulgado pelo The Autonomy Institute e pela Alda, concluiu que 62% dos trabalhadores que aceitaram uma semana de trabalho mais curta se sentiam mais satisfeitos com o seu tempo de trabalho, enquanto 97% sentiam que tinham um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. 42% acreditavam que trabalhar menos horas também tinha diminuído o stress na sua vida pessoal.
Mas não são apenas os trabalhadores que estão a colher os frutos. Em 2023, a economia da Islândia cresceu 5% (a segunda maior taxa de crescimento em toda a Europa), enquanto sua taxa de desemprego era de pouco mais de 3% (uma das mais baixas da Europa).
Em suma, a semana de quatro dias foi um grande sucesso na Islândia. Mas será que outros países europeus vão seguir o exemplo?
Bem, isso ainda não se sabe. Vários países testaram o sistema, incluindo o Reino Unido, que realizou um grande ensaio em 2022 e, desde então, quase todas as empresas envolvidas adoptaram permanentemente a semana de trabalho mais curta. Países como a Irlanda, a Espanha e a Alemanha também participaram em ensaios, mas a Bélgica é actualmente o único país europeu, para além da Islândia, a ter legislado oficialmente a semana de quatro dias.
😋 Se não é bom para comer, não é bom para trabalhar. Siga-nos no LinkedIn
📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp