Notícias

East Lisbon Art Day: 12 galerias programam um sábado a bombar arte em Marvila

Inaugurações, finissages, visitas guiadas, performances e DJ sets a fechar a noite na ZDB 8 Marvila. A primeira edição do East Lisbon Art Day está marcada para 23 de Março.

Helena Galvão Soares
Jornalista
Kunsthalle Lissabon, "Lettera d’amore"
Bruno Lopes
Publicidade

No East Lisbon Art Day, 12 galerias de Lisboa oriental programaram um roteiro ao estilo inaugurações simultâneas que vai das duas da tarde até às nove da noite e que termina com DJ sets entre as 22.00 e as 23.00, na ZDB 8 Marvila. Tudo isto no sábado, 23 de Março.

Para começar a tarde, pode rumar à Kunsthalle Lissabon e à Galeria Filomena Soares, que abrem portas logo às 14.00 e estão um pouco mais distantes do núcleo duro das galerias, instalado na Rua Capitão Leitão e arredores. A Kunstalle, na Penha de França, tem em exposição a colectiva "Lettera d'amore" e já está em festa desde o início do ano, a comemorar os seus 15 anos de existência. Siga para a Galeria Filomena Soares, no número 80 da Rua da Manutenção, onde tem à sua espera uma visita guiada a "Língua de areia", de Gonçalo Sena.

Língua de areia, de Gonçalo Sena
Galeria Filomena SoaresLíngua de areia, de Gonçalo Sena

Já chegado à Capitão Leitão, a partir das 15.00, a Insofar inaugura "How Much?", de John Traskowsky, com curadoria de Inês Valle, enquanto a Galeria Bruno Múrias apresenta a estreia da nova performance a solo de Vera Mota, Performing Matters, até às 20.00. 

Às 16.00, na Little Chelsea Experience, galeria que costuma levar a palavra festa muito à letra (e onde foi filmado todo o último episódio da série ERRO 404), estreia "Days of Punk", de Michael Grecco. A exposição resulta de uma parceria com a Agence G37 e mostra quatro das fotografias da grande exposição que esteve no Centro Cultural de Cascais, para falar sobre o movimento punk nos EUA.

Ainda na Capitão Leitão, às 17.30 e às 18.00, há visitas guiadas à instalação Canil, primeira individual de Henrique Biatto, pelo próprio e Ana Grebler, na Belo Campo, galeria com morada no número 76 e que vive em simbiose com a Francisco Fino, onde pode seguir uma visita guiada, às 18.30, da recém-inaugurada “Em Frente da Porta do Lado de Fora”, de Pedro Paiva. Não se vá embora sem passar pela finissage de "A Pele da terra", de Natalia Loyola, e de “Cabeça de anta era boi”, de Flavia Regaldo, na galeria Colete Amarelo, das 18.00 às 21.00. Às 19.30, há uma performance de manipulação sonora de Victor Gonçalves e Natalia Loyola.

Dwelle
Underdogs | Blac Dwelle

Pelo meio, tem de ter arranjado um intervalo entre as 14.00 e as 19.00, para ir à visita guiada de "Equilíbio nos extremos", de Noah Zagalo, pelo próprio, na MAD Marvila (Rua Fernado Palha, 1), e para uma visita guiada à fotografia pinhole de Lola Barcia Albacar e Marinela Forcadell Breva, na exposição "La vuelta al mundo con 40 latas", na MAD Gallery (Rua Amorim, 3). E ainda à finissage de "Between Two Waters", da Underdogs, entre as 16.00 e as 19.00. Na ZDB 8 Marvila, ali ao lado, às 17.00 há lançamento do livro Last Movies, de Stanley Schtinter, e uma conversa com o filósofo Giovanbattista Tusa às 18.00. É aqui que o East Lisbon Art Day se despede, com DJ sets de ROC (live) + Lizatron & Mariana Raposo + Polido & Bruxisme, com início às 22.00. Uma estreia para resistentes.

Marvila (vários locais). Sáb 23 Mar 14.00-20.00. Entrada livre

+ Nuria Enguita é a directora artística escolhida para o MAC/CCB

+ Flores, caveiras e cores: há arte urbana dentro do Panteão

Últimas notícias

    Publicidade