Notícias

Em Setembro, o Congresso dos Cozinheiros discute a liberdade

Chefs portugueses e estrangeiros encontram-se para discutir a indústria num evento aberto ao público. Este ano há masterclasses e jantares pop-up. O país convidado é Cabo Verde.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Directora Editorial, Time Out Portugal
Congresso dos Cozinheiros 2023
João Beijinho
Publicidade

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, o Congresso dos Cozinheiros chega à 20.ª edição – e os números redondos são o pretexto perfeito para o tema do maior encontro para profissionais de cozinha do país ser em 2024 "Comida e Liberdade". O evento, aberto ao público, está marcado para os dias 29 e 30 de Setembro, no Nirvana Studios, em Oeiras, e já tem mais de 20 confirmações de "grandes nomes da gastronomia nacional e internacional", lê-se em comunicado.   

Entre elas estão Christian F. Puglisi, de Copenhaga (reconhecido pelo trabalho que fez no Relae, distinguido pelo guia Michelin); Vicky Sevilla, de Valência (abriu o seu primeiro restaurante aos 25 anos e ganhou uma estrela Michelin em 2022, tornado-se a mulher mais jovem em Espanha a conseguir a proeza); e Douglas McMaster, de Londres (proprietário do Silo, um restaurante zero desperdício, e apontado pelo “The World's 50 Best Restaurants” como um dos jovens que está a moldar o futuro da gastronomia). Já os participantes portugueses incluem Lara Espírito Santo, do SEM, em Lisboa; Rafaela Louzada, do Gruta, no Porto; David Jesus, do Mapa, no L'AND Vineyards, em Montemor-o-Novo; ou Vladimir Veiga, do Lab by Sergi Arola, na Penha Longa, em Sintra (uma estrela Michelin).

Novidades no menu

Além de "desafiar os convidados a partilhar as suas visões sobre cozinha, trabalho e vida, e a falar sobre o impacto que a democracia teve (e tem) na gastronomia", a 20ª edição do congresso promete as já habituais demonstrações técnicas e apresentação de produtos. Mas há duas novidades empolgantes para o público: masterclasses e jantares pop-up com alguns dos convidados, que se vão juntar a chefs de restaurantes em Lisboa, adianta Paulo Amado, fundador do evento. Um deles acontece no Plano, outro no SEM e o terceiro será um jantar temático de Cabo Verde – que é o país convidado deste ano – em local a confirmar. 

A final da prova "O Melhor Pastel de Nata", criada em 2009 pelo gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes e presidente de júri, está marcada para o segundo dia do congresso, com a presença dos 12 estabelecimentos finalistas (na edição passada, a Confeitaria Glória, na Amadora, foi a grande vencedora).

Os bilhetes para o Congresso dos Cozinheiros já estão à venda online e variam entre 45€ (um dia) e 65€ (dois dias), incluindo todas as degustações servidas durante o evento.

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

🥁 Rufem os tambores: já são conhecidos os seis finalistas do concurso Chefe do Ano

Últimas notícias

    Publicidade