[title]
Já tínhamos dado a notícia dos 28 esqueletos encontrados no restaurante, mas afinal havia mais um. Se não acompanhou a história, fique descansado: o achado resulta da expansão da cozinha do restaurante e equipas de arqueólogos estão em cima do assunto.
No final do ano passado recebemos o alerta da casa: havia esqueletos a serem desenterrados desde 2016, encontrados durante umas escavações. Escavações essas que tinham – e ainda têm – como objectivo último não só a ampliação da cozinha do Solar dos Presuntos, como a instalação de uma academia que ensinará os truques da gastronomia minhota.
Só que não param de aparecer vestígios arqueológicos. Esta quarta-feira os arqueólogos ao serviço da Neoépica, empresa de arqueologia que acompanhou o projecto, descobriram mais um esqueleto que se junta aos 28 encontrados até agora, todos com cerca de 2000 anos. Segundo nos revelou então Paulo Rebelo, este é “possivelmente o vestígio de necrópole romana mais bem preservado encontrado nos últimos tempos”.
O esqueleto encontrado agora tinha uma particularidade: um anel num dos dedos da mão. Mas o estado em que se encontra (está um bocadinho verde) ainda não permite perceber de que material é feito.
Depois disto é pouco provável que voltem a aparecer mais achados arqueológicos, até porque os trabalhos estão a alcançar uma área mais rochosa no espaço onde decorrem as escavações. No entanto, como diz sabiamente o povo, até ao lavar dos cestos é vindima.
+ Feira de Artes e Antiguidades regressa à Cordoaria com mais galeristas