Notícias

Escadas pelo caminho? Google Maps passou a sinalizá-las, num esforço pela acessibilidade

Actualização da ferramenta de navegação ajuda a planear percursos de quem se desloca em cadeiras de rodas, empurra carrinhos de bebé ou carrega pesos.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Escadinhas da Saúde
Manuel MansoEscadinhas da Saúde
Publicidade

Ao tornar mais completo o rol de informações sobre um percurso, a Google está a melhorar a acessibilidade da ferramenta de navegação Maps. Foi esse o objectivo por detrás da mais recente actualização levada a cabo pela empresa, que passou a sinalizar a existência de escadas, através de um ícone azul, de cada vez que elas surgem num percurso pedestre, tornando-o, porventura, mais exigente. "Aparecem agora novas chamadas de atenção para escadas sempre que se procuram por percursos pedestres no Google Maps. Basta procurar o ícone de escada azul", informa a empresa através das redes sociais

Numa cidade como Lisboa, onde abundam escadas e escadinhas, a nova funcionalidade (disponível para os sistemas operativos Android e iOS) ganha especial utilidade, tornando mais simples a tomada de decisões de quem não conhece o território a fundo e tem limitações de mobilidade, relacionadas com deficiências motoras ou com questões circunstanciais como o transporte de malas. 

Alfama
Mariana Valle LimaAlfama

A acessibilidade e a inclusão têm sido alvo de uma crescente atenção por parte da Google, que, no fim de Outubro, também anunciou o lançamento do modo de visualização imersiva na sua ferramenta de navegação. Com esta funcionalidade baseada em soluções de inteligência artificial, é possível ver o aspecto de edifícios e ruas, bem como conhecer as condições meteorológicas e de trânsito do momento, explicou o Diário de Notícias. A identificação de lugares de estacionamento e a memorização do ponto em que o carro ficou estacionado foram outras duas soluções prometidas pela Google. 

O Google Maps é o sistema de mapeamento mais utilizado do mundo, com mais de “dois mil milhões de utilizadores activos todos os meses", de acordo com a empresa.

😋 Se não é bom para comer, não é bom para trabalhar. Siga-nos no LinkedIn

📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp

Últimas notícias

    Publicidade