[title]
Há muitas cidades por todo o mundo com redes de transporte incríveis. No entanto, se houver essa possibilidade, a melhor maneira de realmente ficar a conhecer um lugar é a pé. Só desse modo se consegue captar verdadeiramente o ambiente local, apreciar a arquitectura e talvez descobrir alguns recantos menos conhecidos pelo caminho.
Mas claro que algumas cidades são mais propícias a passeios do que outras. Para nos orientar, a Compare the Market AU avaliou a precipitação média, o número de trilhos para caminhadas, o índice de segurança, o custo dos transportes públicos e as zonas sem carros – entre outros factores – para determinar quais as melhores cidades para percorrer a pé.
Resultado: Munique foi a cidade mais bem classificada, graças ao centro pensado para os peões, aos elevados níveis de segurança e a uns impressionantes 1,4 milhões de quilómetros de trilhos para bicicletas. Em segundo lugar ficou Milão, que tem uns ainda mais impressionantes 1,9 milhões de quilómetros de trilhos para bicicletas; em terceiro ficou Varsóvia, onde 74% da população vive a menos de 1 quilómetro de um espaço sem carros.
A Europa domina a lista das dez melhores cidades para andar a pé. Só Tóquio se intromete na hegemonia europeia, na sexta posição. A capital japonesa tem um total de 264 trilhos para caminhadas (para se ter uma ideia, Helsínquia ficou em segundo neste parâmetro e tem 116, ou seja, menos de metade) – por isso merece certamente o seu lugar.
As dez melhores cidades para andar a pé
- Munique, Alemanha
- Milão, Itália
- Varsóvia, Polónia
- Helsínquia, Finlândia
- Paris, França
- Tóquio, Japão
- Madrid, Espanha
- Oslo, Noruega
- Copenhaga, Dinamarca
- Amesterdão, Países Baixos
As piores cidades para andar a pé
- Joanesburgo, África do Sul
- Patras, Grécia
- Dallas, EUA
- Houston, EUA
- Manila, Filipinas
Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ E se Lisboa tivesse um parque ribeirinho com piscinas públicas? O projecto está feito