[title]
Cracóvia é um destino de férias de topo (especialmente no Outono): tem tudo, desde uma excelente cerveja a uma cena artística contemporânea inigualável, além de ruas e edifícios que marcam a sua história de guerra.
No entanto, sendo o destino turístico mais popular da Polónia – recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano –, Cracóvia pode em breve seguir os passos de outros destinos na Europa e implementar uma taxa turística.
O conselho municipal de Cracóvia votou recentemente a favor de uma resolução que permite aos municípios cobrar uma taxa turística. Em 2014, foi introduzida uma taxa turística, mas a sua cobrança foi suspensa por Cracóvia não ter cumprido determinados requisitos ambientais, segundo o Birmingham Live.
Agora, após anos de campanha, as autoridades locais estão a tentar novamente introduzir a taxa, uma vez que os habitantes da cidade estão a expressar cada vez mais o seu descontentamento com o volume de visitantes na cidade.
“O fenómeno da turistificação de muitos locais atractivos está a tornar-se um problema cada vez mais grave”, lê-se na resolução do conselho municipal. “O excesso de turismo conduz a tensões e ao descontentamento social em muitos locais da Europa. A comunidade local sofre com isso... porque os residentes sentem-se cada vez mais como turistas na sua própria cidade.”
Mais sobre o excesso de turismo
Cracóvia está longe de ser o único destino que se debate actualmente com um elevado número de visitantes. Atenas, Budapeste, Barcelona, Madrid e a Chéquia estão a considerar a possibilidade de impor limites ao arrendamento de curta duração e há muitos destinos que querem ver os turistas ao largo. Além disso, muitos locais estão a aumentar as taxas turísticas e alguns estão simplesmente fartos de comportamentos desequilibrados.
🪖 Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok
📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook