[title]
A qualidade de vida é um critério importante a considerar quando se decide classificar as melhores cidades do mundo. Mas o que é exactamente a qualidade de vida, e como pode ser avaliada?
Bem, pode ser muita coisa, desde a facilidade em percorrer a cidade a quão bem ela cheira. O novo Global Cities Index de 2024 da Oxford Economics optou por analisar seis indicadores: esperança média de vida, rendimento por pessoa, igualdade de rendimentos, locais de diversão e culturais, velocidade da internet e despesas com a habitação.
A cidade que conseguiu a melhor pontuação foi Grenoble, em França. A "capital dos Alpes" obteve uma impressionante pontuação de 100 em 100 e é conhecida por ser um popular destino de caminhadas, bem como um respeitado centro de pesquisa científica.
Em segundo lugar está a única entrada não europeia: Camberra, a capital australiana. A Suíça reivindica não só o terceiro lugar com Berna, mas também o quinto com a Basileia e o oitavo com Zurique (que, coincidentemente, é a cidade com melhor pontuação no mundo em termos de tecnologia, serviços e infraestruturas).
Estas são as 10 melhores cidades do mundo em termos de qualidade de vida:
- Grenoble, França
- Camberra, Austrália
- Berna, Suíça
- Bergen, Noruega
- Basileia, Suíça
- Luxemburgo, Luxemburgo
- Reykjavik, Islândia
- Zurique, Suíça
- Gent, Bélgica
- Nantes, França
O índice também classifica as melhores cidades do mundo em termos de economia, capital humano ou ambiente. Para ler mais detalhes sobre o estudo, é aqui.
Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ É oficial: Lisboa é a segunda cidade europeia mais stressante para conduzir
+ “A morrer do seu sucesso”. Assim é vista Lisboa pelo ‘El País’