[title]
“Uma medida inédita nos transportes públicos nacionais”. É assim que a CP apresenta a criação de um “passaporte infantil”, cujo lançamento acontece este sábado, Dia da Criança, em Santa Apolónia. A ideia é promover a utilização dos comboios desde tenra idade, embora por arrasto o faça também junto dos adultos que acompanham as crianças. No final, isto é, quando o passaporte estiver completo, a empresa oferece uma viagem de Alfa Pendular à criança e a um adulto.
Os passaportes infantis ficam preenchidos com dez viagens de comboio da CP, independentemente do percurso, excepto em serviços suburbanos, avança o Público. Segundo este jornal, os carimbos estão reservados para viagens de Alfa Pendular, Intercidades, Inter-Regional ou Regional, e podem ser requisitados em qualquer bilheteira da empresa. O mesmo acontece com os passaportes: também podem ser pedidos gratuitamente em qualquer bilheteira do país.
O objectivo desta iniciativa, informa a CP em comunicado, é “incentivar as crianças a utilizarem o comboio, promovendo o transporte sustentável e a educação ambiental”. O público-alvo são as crianças até aos 12 anos – e já não os adolescentes.
Para o lançamento, a partir das 11.00 deste sábado, a Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, vai ter “várias diversões para as crianças, incluindo carrosséis, comboios de brincar e outras actividades, além de ofertas especiais para os mais pequenos”. Este programa especial, pensado para o Dia da Criança, dura os dois dias de fim-de-semana: 1 e 2 de Junho.