[title]
Tal como as pessoas, cada cidade é bonita à sua maneira. Florença tem edifícios renascentistas, enquanto Nova Iorque tem arranha-céus imponentes. Londres tem parques e pubs da velha guarda, enquanto Barcelona tem Gaudí e praia. A beleza está nos olhos de quem a vê – mas o que se pensa na redacção da Architectural Digest?
A revista de design acaba de publicar uma lista do que considera serem as cidades mais bonitas do mundo, compilada com base no legado histórico de cada destino, nas suas zonas verdes, nos seus monumentos e na sua arquitectura.
O primeiro lugar é ocupado por Adelaide, a capital da Austrália do Sul, graças à sua arquitetura Art Déco e às suas exuberantes dunas. “Com uma notável linha do litoral a oeste e colinas ondulantes a sul e leste, Adelaide obteve notas máximas em todos os requesitos”, escreveu Melissa Woodley, editora de viagens da Time Out Austrália. "[A cidade] é conhecida pela sua distintiva beleza natural, com muitos locais deslumbrantes à beira-mar, juntamente com avenidas ladeadas por encantadores edifícios Art Deco.”
Em segundo ficou Tallinn, a capital da Estónia, que é uma das cidades medievais mais impressionantemente bem preservadas do mundo. Na terceira posição ficou Portsmouth (não, não é a que fica no sul de Inglaterra), o segundo maior centro populacional da Dominica, país insular que fica no mar das Caraíbas e tem praias, mangais e recifes de coral.
San Miguel de Allende, no México, e Antigua, na Guatemala, completam o top 5. Pode consultar o resto da lista abaixo.
As 20 cidades mais bonitas do mundo, segundo a Architectural Digest
- Adelaide, Austrália
- Tallinn, Estónia
- Portsmouth, Dominica
- San Miguel de Allende, México
- Antígua, Guatemala
- Singapura
- Paris, França
- Chefchaouen, Marrocos
- Chiang Mai, Tailândia
- Luxor, Egipto
- Istambul, Turquia
- Quioto, Japão
- Barcelona, Espanha
- Cidade do Cabo, África do Sul
- Rio de Janeiro, Brasil
- Florença, Itália
- Djenné, Mali
- Nova Iorque, EUA
- Amesterdão, Países Baixos
- Jaipur, Índia
Pode ler mais sobre cada uma das cidades no site da Architectural Digest.
Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Estes são os melhores países para se reformar, de acordo com um novo estudo