Notícias

Estas são as 20 melhores cidades do mundo para andar a pé, segundo os habitantes locais

A Time Out perguntou a 18.500 pessoas quão fácil é caminhar nas suas cidades – veja aqui os resultados.

Liv Kelly
Escrito por
Liv Kelly
Writer, Time Out Travel
Boston, MA, USA - November 6, 2022 - The famous Newbury street in Boston downtown, MA, USA showcasing its expensive stores, locals and tourists shopping around, and its historic architecture.
Photograph: Shutterstock / Marcio Jose Bastos Silva
Publicidade

As cidades são lugares fantásticos para viver, mas a elevada densidade populacional, com todos a utilizar as mesmas estradas e a depender dos mesmos comboios, metros e autocarros, pode tornar tudo bastante caótico.

Por isso, viver – ou visitar – uma cidade "amiga dos peões" é uma verdadeira bênção. Não só é mais prático, poupando tempo precioso nas deslocações entre espaços culturais, restaurantes e bares (ou apenas de casa para o trabalho), como também é benéfico para a saúde.

Andar mais a pé ajuda, mas as ruas pedonais também contribuem para a felicidade das pessoas e fortalecem as comunidades, além de dinamizarem o comércio local. Estudos demonstram que centros urbanos pedonalizados registam vendas mais elevadas do que aqueles onde o acesso é predominantemente feito de carro – o que significa que as zonas pedonais também são vantajosas para as economias locais.

Há ainda os benefícios ambientais: cidades como Londres têm vindo a implementar medidas para reduzir o tráfego automóvel em certos bairros, de modo a diminuir as emissões poluentes – Paris, por exemplo, vai banir carros em mais 500 ruas. Ar limpo e ausência de veículos? Parece-nos bastante agradável para passear.

Como é evidente, somos grandes fãs de cidades onde se anda bem a pé – e foi por isso que quisemos descobrir quais são, em todo o mundo, as mais amigas dos peões.

Como realizámos esta pesquisa? A Time Out perguntou a 18.500 pessoas de várias cidades do mundo uma questão simples: "É fácil deslocar-se a pé na sua cidade?"


Estas 20 cidades são aquelas onde a maior percentagem de habitantes classificou a facilidade de andar a pé como “boa” ou “excelente”.

No topo da lista está Abu Dhabi. A capital dos Emirados Árabes Unidos é bastante plana e, em especial no centro da cidade, há muitas áreas pedonais. A Corniche Beach oferece 8 km de passeio junto ao Golfo Árabe até à ilha Al Lulu, com parques infantis, restaurantes e vistas deslumbrantes – não admira que 91% dos locais considerem a cidade altamente pedonal.

Boston ficou em segundo lugar, com 89% dos habitantes a avaliarem positivamente a facilidade de caminhar na cidade. Para além de as principais atrações estarem próximas, a cidade conta ainda com a Freedom Trail, um percurso pedonal de 4 km que liga 16 locais históricos, desde o Boston Common até ao Bunker Hill Monument. Sem esquecer os maravilhosos parques da cidade.

Em terceiro lugar surge Brighton. Apesar das colinas, 88% dos habitantes consideram a cidade muito boa para andar a pé. Três das principais atrações – o Royal Pavilion, o Brighton Palace Pier e a North Laine – encontram-se a menos de cinco minutos a pé umas das outras, e o melhor da restauração e bares da cidade também está reunido num pequeno raio.

Dê um olho na lista completa.

As 20 melhores cidades do mundo para andar a pé

  1. Abu Dhabi, EAU — 91%

  2. Boston, EUA — 89%

  3. Brighton, Reino Unido — 88%

  4. Nova Iorque, EUA — 87%

  5. Bilbau, Espanha — 86%
    = Chicago, EUA — 86%

  6. Edimburgo, Reino Unido — 85%
    = Marraquexe, Marrocos — 85%

  7. São Francisco, EUA — 83%

  8. Cardiff, Reino Unido — 82%
    = Xangai, China — 82%
    = Hong Kong — 82%
    = Paris, França — 82%

  9. Oslo, Noruega — 81%
    = Estocolmo, Suécia — 81%

  10. Singapura — 80%
    = Melbourne, Austrália — 80%

  11. Londres, Reino Unido — 79%
    = Lyon, França — 79%
    = Washington DC, EUA — 79%

Além da facilidade em andar a pé, também elaborámos uma lista das 50 melhores cidades do mundo para 2025 – Lisboa ficou no top 15! – e outra dos lugares mais bonitos do planeta.

😋 Se não é bom para comer, não é bom para trabalhar. Siga-nos no LinkedIn

📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp

Últimas notícias
    Publicidade