Notícias

Estas são as cidades mais inteligentes do mundo

O Índice de Cidades Inteligentes do Institute for Management Development revelou quais os destinos com melhor tecnologia, infra-estrutura e serviços.

Liv Kelly
Escrito por
Liv Kelly
Contributing Writer
Zurich
Photograph: Shutterstock
Publicidade

Quando se ouve falar em “cidade inteligente”, imagina-se um lugar conhecido por universidades de renome ou pelas indústrias inovadoras. No entanto, o índice desenvolvido pelo Institute for Management Development (IMD), o Smart City Index, aborda a questão de forma um pouco diferente.

Este estudo avalia as “percepções dos residentes sobre questões relacionadas com as estruturas e as tecnologias disponíveis nas suas cidades”. Por “estruturas” referem-se à infra-estrutura; e por “tecnologia”, à tecnologia e aos serviços. As cidades são então avaliadas em termos de saúde e segurança, mobilidade, actividades, oportunidades e governação.

Para o ranking de 2024, foram analisadas 142 cidades. Então, qual é a cidade mais inteligente do mundo? Pela quarta vez consecutiva, é Zurique. A cidade suíça destaca-se em particular pela a oferta de transportes públicos, pelo saneamento básico, a educação e a segurança pública, embora esteja confortavelmente acima da média em todos os factores.

Oslo ficou em segundo lugar, também pela quarta vez, destacando-se especialmente pela mínima congestão de tráfego e pelos espaços verdes. A capital australiana, Camberra, ficou em terceiro lugar, graças à baixa poluição do ar e ao facto de ser percebida como um ambiente acolhedor para minorias. Lisboa caiu para o 108.º lugar do Smart City Index.

As cidades mais inteligentes do mundo

  1. Zurique, Suíça
  2. Oslo, Noruega
  3. Camberra, Austrália
  4. Genebra, Suíça
  5. Singapura
  6. Copenhaga, Dinamarca
  7. Lausanne, Suíça
  8. Londres, Reino Unido
  9. Helsínquia, Finlândia
  10. Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Pode ler mais sobre o índice do IMD aqui.

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Estes são os países mais acolhedores da Europa para pessoas LBGTQ+

Últimas notícias

    Publicidade