Notícias

Este hospital ajuda a combater a “síndrome da bata branca” nas crianças

Durante dez dias, a Praça Central do Colombo vai ser um hospital faz-de-conta. A ideia, que já foi premiada, é ajudar os mais novos a perder o medo de ir ao médico.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Hospital da Bonecada
© Hospital da Bonecada
Publicidade

O Hospital da Bonecada tem regresso marcado à Praça Central do Centro Comercial Colombo. Entre sábado, 20 de Abril, e quarta-feira, 1 de Maio, as crianças são convidadas a levar os seus bonecos ao popular hospital-modelo, dinamizado desde 2001 por estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Este ano, a edição realiza-se sobre o mote “A Criança e a Diferença”.

“É com muito gosto que, ano após ano, apoiamos e a servimos de palco para este projecto que tem um propósito tão significativo para as crianças, contribuindo para que comecem a olhar para os profissionais de saúde sem medo. Além disso, é recompensador saber que fazemos também parte da história de vários estudantes da área da Saúde que tornam possível a realização do Hospital da Bonecada”, diz o director do Centro Colombo, Paulo Gomes, citado em comunicado da iniciativa, galardoada em 2007 com o prémio Hospital do Futuro, pela Sociedade Portuguesa de Pediatria.

A infra-estrutura deste hospital é semelhante à de um hospital real para que as crianças, dos três aos dez anos, conheçam o ambiente hospitalar. Tudo começa na Sala de Espera, onde podem desfrutar de várias actividades, como pinturas faciais e desenho, antes de seguirem para a Sala de Triagem, onde vão ter de explicar os sinais e sintomas da “doença” dos seus brinquedos, para poderem receber um boletim de saúde e uma cor consoante a gravidade da situação.

As restantes salas são dedicadas às diferentes áreas da saúde. Nos Consultórios Médicos, as crianças são recebidas por estudantes de Medicina, que mostram como funciona o material médico. Na Sala de Desinfecção, as crianças têm a oportunidade de se vestir como um cirurgião e aprenderem a importância de lavar as mãos antes de entrar no Bloco Operatório, onde há simulação de cirurgia nos bonecos. Há ainda um Laboratório, uma Farmácia, Gabinetes de Enfermagem, Dentista, Fisioterapia e Imagem Médica e Radioterapia e Salas de Visão, Nutrição, Terapia da Fala e dos Sentimentos.

Aberto entre 20 de Abril e 1 de Maio, das 10.00 às 21.00 (menos uma hora que no ano passado), o Hospital da Boneca tem entrada grátis, mas haverá produtos à venda no local. As receitas revertem para a Associação Bengala Mágica, cuja missão é apoiar crianças e jovens com deficiência visual.

Centro Comercial Colombo, Avenida Lusíada. Seg-Dom 10.00-21.00. Grátis para crianças dos 3 aos 10 anos

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Na happy hour do Oceanário, quem comprar um bilhete leva dois

Últimas notícias

    Publicidade