Notícias

Este jogo ajuda-o a redescobrir Lisboa

O desafio bateu à porta numa caixa, mas leva-o até lá fora, a descobrir as diferenças. Está pronto para matar saudades da famosa luz da capital?

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
descobre as diferenças
Fotografia: Rúben Pimenta
Publicidade

Levantar o rabo do sofá, juntar a família e partir à descoberta de uma Lisboa sem turistas. O desafio é de Rúben Pimenta e João Pedro Ramos, que se reinventaram depois de ver o seu negócio de alojamento local sofrer o impacto da pandemia. Primeiro fizeram nascer o Do Campo à Casa, um serviço de entregas ao domicílio de produtos frescos e mercearia. A seguir tiveram “a ideia”: criar um jogo de rua. O Descobre as Diferenças é um jogo para dizer adeus à vista da janela e olá aos passeios pela zona históricas da cidade.

Tudo começa numa caixa que chega a casa com dez cartões com diferentes fotografias da cidade de Lisboa. Todas as imagens foram manipuladas, não se deixe enganar já. No verso têm um número, o local onde foram tiradas, uma pergunta e muitas curiosidades.

Há três modalidades de jogo, mas o principal objectivo é pô-lo a andar e a descobrir as diferenças: são cinco em cada cartão, meia centena ao todo. “Os resultados estão no site, no separador da Batota”, revela Rúben, entre risos. “O acesso faz-se através de um código.” Resumindo: só precisa de uns bons ténis, protecção contra o sol e um caderno de campo. Se acrescentar água e snacks, garante a hidratação adequada e, por que não, a oportunidade de piquenicar a meio. É sucesso garantido com os miúdos.

“Fizemos uma parceria com uma florista para o Dia da Mãe e passámos muito naturalmente a oferecer flores no serviço de entregas. Queríamos fazer o mesmo para assinalar o Dia da Criança: ter um produto pensado para a efeméride. Como eu e o João sempre fizemos campos de férias, lembrei-me de muitas das actividades realizadas nesse contexto”, esclarece Rúben Pimenta. “Quando fiz o percurso para tirar as fotografias, senti-me privilegiado por ter as paisagens de Lisboa praticamente só para mim.”

Além de ter posto as suas capacidades de fotógrafo à prova, Rúben também foi responsável por alterar as imagens no Photoshop e desenhar a caixa, com um Galo de Barcelos beijoqueiro e preparadíssimo para “sair à rua e ver a cidade com outros olhos”. Já João, apaixonado por História, não só criou os percursos como desencantou as perguntas, factos e curiosidades sobre os monumentos e locais de interesse, como o rosto de Amália Rodrigues esculpido na Calçada do Menino de Deus. “A Margarida, que também trabalha connosco, desenvolveu a parte gráfica da folha de instruções”, acrescenta Rúben.

Caixa na mão, material a postos, é hora de nos armarmos em Dora, a Exploradora. Sem pressas, é possível ignorar o verso dos cartões e abraçar o desafio acrescido de tentar adivinhar em família o local onde as perspectivas foram fotografadas (ou perguntar, com a devida distância, às pessoas com que se cruzar na rua). Mas a forma mais simples e rápida, para demorar cerca de hora e meia se der corda aos sapatos, é seguir o percurso proposto, da Graça à Ribeira das Naus, com recurso a um QR Code para uma ajuda extra do Google Maps.

Para mais animação, só mesmo uma competição amigável, com duas caixas ou dividindo os cartões pares e ímpares por cada equipa. Ganha quem chegar primeiro ao último local com o maior número de diferenças assinaladas correctamente. Preparado? Partida, lagarta – desculpe: largada –, fugida.

+ Para se divertir com estes jogos só precisa de papel e caneta

Últimas notícias
    Publicidade