[title]
Todas as cidades têm um herói… Ou um vilão. E nunca foi tão fácil descobrir onde nasceram as suas figuras públicas preferidas. Para não perder tempo pelos meandros da Internet, o geógrafo finlandês Topi Tjukanov criou um mapa interactivo que mostra os locais de nascimento das “pessoas mais notáveis” do mundo. Em Lisboa, Fernando Pessoa destaca-se.
Construído no Mapbox, uma espécie de Photoshop para mapas, o “Notable people” mostra onde nasceram “pessoas notáveis” das mais variadas áreas, de conquistadores e políticos a desportistas a escritores, músicos e actores. É possível até filtrar a pesquisa de acordo com quatro categorias: “Cultura”, “Descoberta e Ciência”, “Liderança” e “Desportos e jogos”. Por outro lado, quanto mais zoom fizer, mais fácil se torna encontrar pessoas de subúrbios ou bairros específicos.
![Mapa “Notable people”](https://media.timeout.com/images/105922941/image.jpg)
Os resultados destacam uma enorme variedade de personalidades famosas, desde Barack Obama (nascido em Honolulu, Havai) e Cristiano Ronaldo (Funchal, Madeira, Portugal) até Björk (Reykjavik, Islândia) e Malala Yousafzai (Mingora, Paquistão). Mas como é que funciona? Simples: os dados são baseados num trabalho de investigação, publicado na Nature, que fez um “ranking de notabilidade” de pessoas nascidas entre 3500 aC e 2018. No mapa, quanto maior e mais negrito for o nome, mais notável é.
Em Portugal, por exemplo, Cristiano Ronaldo, Vasco da Gama, José Saramago e Fernando Pessoa são alguns dos nomes mais conhecidos. Em Lisboa, além de Fernando Pessoa, encontra Cesário Verde (poeta), Mário de Noronha (esgrimista) e Mafalda Teixeira (actriz). O mapa não é 100% preciso (veja-se o caso de Daniela Ruah, que nasceu em Boston, mas aparece em Lisboa), uma vez que a informação tem origem na Wikipedia e na Wikidata. Mas é uma maneira interactiva e rápida de descobrir curiosidades, sobretudo sobre o país, a cidade e o bairro onde vive.
+ Guia de coisas para fazer em Lisboa e arredores
+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana