Notícias

Este país europeu vai ter um novo e gigantesco túnel rodoviário submarino

O projecto Rogfast vai reduzir em 11 horas o tempo de viagem da auto-estrada E39, na costa da Noruega.

Liv Kelly
Escrito por
Liv Kelly
Writer, Time Out Travel
Mountain Eggenipa reflecting in a lake in Gloppen along highway E39 in Sogn og Fjorden county in Norway
Photograph: Shutterstock | |
Publicidade

Os túneis estão em todo o lado. Já este ano falámos do Cinturão de Fehmarn e dos planos para ligar a Europa a África por um túnel. Agora, a Noruega tem grandes planos para construir aquela que será a mais longa e profunda travessia submarina do mundo.

O projeto, denominado Rogfast, ligará os distritos de Randaberg e Bokn através de um túnel de 26,5 quilómetros. Terá quatro faixas de rodagem e demorará cerca de 35 minutos a atravessar.

Esta é apenas uma parte de uma enorme reabilitação dos 1094 quilómetros da auto-estrada norueguesa, que actualmente é interrompida não cinco, não seis, mas sete vezes por viagens de ferry para atravessar os fiordes. Quando o Rogfast estiver concluída, o tempo de viagem de 21 horas será reduzido para apenas 10, segundo o Telegraph.

Todos sabemos que a Noruega não é famosa pelo seu tempo glorioso e que os ferries são frequentemente interrompidos ou atrasados quando as condições não são suficientemente boas para a travessia – algo com que os noruegueses não terão de se preocupar quando o túnel estiver aberto.

É claro que esta ambiciosa construção não é barata – segundo os responsáveis noruegueses, o orçamento do projeto ronda os 1,9 mil milhões de euros, 40% dos quais serão fornecidos pelo Estado, sendo o restante financiado por uma taxa de portagem de 36 euros para a sua utilização.

E se estiver a pensar o seguinte – “Espera, não há outro túnel a ser construído na Europa que diz ser o mais longo túnel subaquático do mundo?” – tem razão. A ligação do Cinturão de Fehmarn está em construção e acabará por ligar a Dinamarca e a Alemanha pelo Mar Báltico. Este túnel estender-se-á por 18 quilómetros e deverá estar concluído em 2029, mas só deterá o recorde até o Rogfast estar concluído (provavelmente em 2033).

Que tempo fantástico para se estar vivo, não é? Veja as nossas viagens rodoviárias favoritas na Europa e comece a planear o seu itinerário.

🎄Natal para todos – leia grátis a nova edição da Time Out Portugal

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, no Instagram e no Whatsapp

Últimas notícias
    Publicidade