[title]
Mesmo num mundo onde o nomadismo digital está a tornar-se a norma – e já são muitos os países com requisitos de cidadania bastante simples – o passaporte ainda tem algum impacto nas suas oportunidades de viagem. E esta classificação anual do Nomad Capitalist é uma das melhores formas de aprender um pouco mais sobre onde o seu o pode levar.
Enquanto o Henley Passport Index utiliza dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo, o Nomad Capitalist analisa 199 cidadanias e como se comportam em termos de viagens sem visto, tributação dos cidadãos, percepção global, dupla cidadania e liberdade pessoal.
Então, qual é o melhor passaporte do mundo? Pois bem, nesta oitava ronda de investigação da empresa, foi a Suíça quem saiu em primeiro lugar, com uma pontuação total de 109. A Irlanda ficou em segundo lugar e Portugal em terceiro. A Europa praticamente varreu o tabuleiro ao conquistar nove dos dez primeiros lugares.
Mas a investigação também revelou os passaportes com classificação mais baixa entre essas 199 cidadanias e, tal como no índice de passaportes de Henley, foi o Afeganistão que ficou em último lugar, seguido pelo Iraque, Iémen e Eritreia.
Estes são os dez melhores passaportes do mundo:
1. Suíça
2. Irlanda
3. Portugal
4. Luxemburgo
5. Finlândia
6. Emirados Árabes Unidos
7. Holanda
8. Noruega
9. Alemanha
10. Nova Zelândia
Quer saber mais sobre a metodologia do Nomad Capitalist? Espreite o site, onde até já está disponível o relatório de 2024.
+ É oficial: este é o melhor destino de ski da Europa
+ Estes são os países mais seguros (e os mais perigosos) para conduzir na Europa