[title]
Viajar com um orçamento limitado não significa, necessariamente, oportunidades limitadas – existem muitos destinos de viagem acessíveis para visitar este ano. E, se existe um grupo demográfico mais limitado de orçamento, é o dos estudantes.
Bem sabemos que estudar não é barato e, geralmente, significa que a conta bancária sofre uns quantos golpes ao longo do ano. Mas existem muitos destinos de férias pouco dispendiosas, e a UNiDAYS diz-nos quais são.
O estudo de 2024 da plataforma avaliou tudo: desde os preços dos hostels até aos das cervejas, a classificação de segurança, o custo médio por refeição, o preço de um bilhete de transporte de ida, o número de actividades em grupo e a população de estudantes internacionais.
E que lugar está classificado como o melhor destino para estudantes este ano? Tbilisi, a encantadora capital da Geórgia, obteve uma pontuação de 7,32 em 10. Aqui, o custo médio de uma cerveja é de 2,19€, e a maioria das atracções está bastante próxima, tornando mais fácil (e barato) explorar a cidade a pé.
Em segundo lugar, ficou Lisboa, com uma pontuação de 7,18, que se destacou por uma classificação alta na categoria de segurança; em terceiro está a cidade de Yerevan, na Arménia, também conhecida como ‘a Cidade Rosa’ – uma refeição aqui custa apenas 8,41€. No entanto, esta lista não é apenas um ranking de pechinchas. Reiquiavique ocupa o quinto lugar e, embora seja conhecida por ser uma cidade relativamente cara, não se pode dizer que as suas piscinas geotérmicas não pareçam ser o lugar ideal para esquecer o stress dos exames.
Estes são os melhores destinos para viagens de estudantes na Europa
1. Tbilisi, Geórgia
2. Lisboa, Portugal
3. Yerevan, Arménia
4. Praga, República Checa
5. Reiquiavique, Islândia
6. Istambul, Turquia
7. Madrid, Espanha
8. Belgrado, Sérvia
9. Vilnius, Lituânia
10. Zagreb, Croácia