Notícias

Estes são os países onde mais se bebe álcool na Europa

Os dados da Organização Mundial de Saúde mostram que o consumo diminuiu na maioria dos países, mas alguns destinos estão a beber mais do que nunca.

Liv Kelly
Escrito por
Liv Kelly
Contributing Writer
Beer in plastic cups
Photograph: Shutterstock
Publicidade

A nossa relação com a bebida mudou bastante nos últimos anos. Mais pessoas do que nunca estão a aderir ao Janeiro Seco quando chega o Dia de Ano Novo, e muitas outras reduziram seriamente o seu consumo de álcool. Tanto as viagens como as discotecas sóbrias estão a aumentar. De acordo com algumas estatísticas da Organização Mundial de Saúde – que é (obviamente) uma grande defensora de que se beba menos álcool – o consumo na Europa tem estado a diminuir há já algum tempo.

A informação sobre o consumo de álcool baseia-se na venda dos litros equivalentes a álcool puro (não incluindo o consumo caseiro ou a produção ilegal) a pessoas com mais de 15 anos – e esse consumo tem vindo a diminuir desde 1980. Costumávamos beber cerca de 12,7 litros por pessoa, mas esse número desceu para 9,8 litros em 2020 – uma redução de 23%.

O consumo de álcool na Irlanda e na Lituânia foi o que mais diminuiu entre 2010 e 2020 (uma diminuição de 2,1 litros), seguido de perto pela Espanha e pela Grécia (diminuição de 2 litros) e depois pelos Países Baixos, França, Chipre e Finlândia (diminuição de 1,5 litros).

No entanto, alguns países estão a beber mais do que antes. O consumo médio na Alemanha é o mais elevado, com 10,6 litros por pessoa, mas os países que registaram mais aumentos foram os seguintes: Letónia (2,3 litros), Bulgária (1,4 litros), Malta (1,1 litros), Roménia e Polónia (ambos com 1 litro).

25 países europeus bebem menos e 11 países bebem mais. No entanto, apesar desta disparidade, a Europa continua a ser a região do mundo com o consumo global mais elevado; o europeu médio bebe 9,5 litros de álcool por ano. Para pôr isto em perspetiva, são 190 litros de cerveja ou 80 litros de vinho.

Mais sobre beber (ou não) na Time Out

Se, para já, não está a planear tornar-se abstémio, há muitos destinos na Europa e no mundo onde uma cerveja não lhe custa os olhos da cara (ainda) e muitos bares fantásticos para provar a mais moderna mixologia em cenários de cortar a respiração.

No entanto, se as noites sóbrias se tornaram a sua praia, por que não dar uma vista de olhos nas melhores cidades do mundo para a vida nocturna? Em vez disso, pode embebedar-se só com o ambiente.

🌍 Time Out Index Survey: como está a vida na sua cidade? Responda aqui

👟 Estes são os melhores (e mais subvalorizados) trilhos da Europa em 2024

Últimas notícias

    Publicidade