Notícias

Eurovisão: Kiev passou testemunho e Lisboa foi ao pote

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Publicidade

Filomena Cautela e Sílvia Alberto lideraram a apresentação da passagem de testemunho de Kiev a Lisboa, numa cerimónia que incluiu o sorteio de países para as semifinais.

Foi uma cerimónia e uma acção de marketing que convida a visitar Lisboa, com ou sem Eurovisão, e houve mesmo direito a dicas de como se inteirar dos costumes e língua local - Daniela Ruah, em vídeo, ensina a dizer em português "Queria um café por favor", mas não avisa do clássico "Queria? Já não quer?", o que vai gerar alguma confusão entre os visitantes.

Bom, dos Paços do Concelho para o mundo, Medina agradeceu a Salvador Sobral, garantiu que todos se vão sentir em casa e recebeu do presidente da Câmara Municipal de Kiev um gigante molho de penduricalhos que representam as cidades que receberam a Eurovisão desde 2007, ano em que se iniciou esta cerimónia.

passagem testemunho eurovisao

©RTP

Formalidades terminadas, seguiu-se o sorteio dos 43 países que vão actuar nas duas semifinais, um número recorde de participantes, igual à Eurovisão de 2008 (Belgrado) e 2011 (Düsseldorf). Recordamos que há seis países automaticamente seleccionados para a final: além de Portugal, o país organizador, os chamados Big Five (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido) também não passam pela casa da partida. Ou melhor, até passam, mas só para apresentarem os seus temas e votar. Vamos aos potes:

1ª semifinal: Reino Unido, Espanha, Portugal, Bielo-Rússia, Bulgária, Lituânia, Albânia, República Checa, Bélgica, Islândia, Azerbaijão, Israel, Estónia, Suíça, Finlândia, Áustria, Irlanda, Arménia, Chipre, Croácia, Grécia e Macedónia.

2ª semifinal: Itália, França, Alemanha, Rússia, Sérvia, Dinamarca, Roménia, Austrália, Noruega, Moldávia, San Marino, Holanda, Montenegro, Suécia, Hungria, Malta, Letónia, Geórgia, Polónia, Eslovénia e Ucrânia.

Para os que só chegaram agora e acham estranho a Austrália estar na lista, o longínquo país não faz parte da European Broadcasting Union, mas participou na Eurovisão pela primeira vez em 2015 para, segundo o site oficial de então, "dar uma nova dimensão ao 60º aniversário da Eurovisão e para não gorar o tema do espetáculo deste ano: A Construir Pontes". Já para não dizer que há décadas que o festival é transmitido na Austrália, o que torna esta presença mais que merecida.

A grande final está marcada para 12 de Maio, mas até lá chegar é preciso passar pelas semifinais que serão transmitidas na RTP a 8 e 10 de Maio a partir das 20.00.

+ Filomena Cautela, Sílvia Alberto, Daniela Ruah e Catarina Furtado apresentam Eurovisão

+ Eurovision Village instala-se no Terreiro do Paço

+ Já são conhecidos os intérpretes do Festival da Canção 

Últimas notícias

    Publicidade