Notícias

Festa do Cinema Francês regressa em Outubro a quatro cidades portuguesas

A Festa do Cinema Francês regressa em Outubro para a 21.ª edição. A abertura oficial está marcada para dia 8, em Lisboa, antes de se espalhar por mais três cidades até Novembro.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
Publicidade

A Festa do Cinema Francês é cada vez mais um evento incontornável para os amantes da sétima arte e da cultura francesa. Este ano, destaca-se a obra da actriz, realizadora e activista Delphine Seyrig, em co-programação com a Cinemateca Portuguesa. A abertura está marcada para 8 de Outubro, em Lisboa, onde ficará até dia 21. Mas o evento estende-se por mais três cidades até Novembro.

“Ícone cinematográfico por mais de 40 anos, Delphine Seyrig conquistou o apreço do público e da crítica de especialidade pela forma cerebral com que atacava as suas performances em palco e no ecrã, a sua defesa incontestável dos direitos das mulheres e as colaborações ousadas com cineastas independentes em produções que, hoje, são colocadas no patamar de clássicos”, refere a organização.

Um dos filmes de Delphine Seyrig que vão ser exibidos na Cinemateca é o documentário Les Trois Portugaises, realizado com Carole Roussopoulos e Ioana Wieder, sobre as escritoras Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. Mas há mais para descobrir.

Entre 8 e 21 de Outubro, prevêem-se mais de duas dezenas de ante-estreias no Cinema São Jorge, em Lisboa. No mesmo mês, mas de 14 a 18, estão também marcadas sessões em Almada, no Fórum Municipal Romeu Correia. A festa continua depois em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, de 21 a 24 de Outubro, e no Porto, no Teatro Rivoli e no Cine Trindade, de 26 de Outubro a 4 de Novembro.

Por fim, mas não menos importante, esta 21.ª edição traz uma novidade: a exibição de uma selecção de filmes através de plataforma VOD (video on demand), para que todos possam aproveitar a Festa sem prejuízo de quaisquer medidas de protecção e segurança.

+ Sete policiais franceses para noites de insónia

Últimas notícias
    Publicidade