Notícias

Festival de Street Art do Seixal regressa em Maio

O evento, que este ano concentra todas as intervenções na Arrentela, terá curadoria artística de Ivo Santos, mais conhecido por Smile.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
À Babuja – Festival de Street Art do Seixal
Câmara Municipal do Seixal | Uma execução dos artistas Mosaik e Mar, a partir de um projecto da autoria de Eduardo Palaio.
Publicidade

A 3.ª edição do À Babuja – Festival de Street Art do Seixal está prevista realizar-se entre 6 e 9 de Maio, na Quinta do Cabral, na Arrentela. As intervenções artísticas vão decorrer em seis empenas, pintadas por artistas convidados pela autarquia. A curadoria é do artista urbano Ivo Santos, mais conhecido por Smile.

“Numa perspectiva de envolvimento da comunidade, o projecto pretende ter a participação de jovens da zona, que vão ter a oportunidade de deixar uma marca no território e no local onde vivem, criando um impacto positivo com e junto da sua comunidade”, lê-se ainda no site do município, que integra o evento na programação do Mural 18, uma nova plataforma cultural, que reúne a Área Metropolitana de Lisboa em defesa da comunidade artística e do património.

Nas duas edições anteriores, o festival aconteceu no núcleo urbano antigo do Seixal. Em 2019, a dupla Draw & Contra e os artistas Mosaik, Mar e Trafic foram convidados a pintar em locais como o Mercado Municipal do Seixal, a Praça 1.º de Maio e ainda um posto de transformação no parque de estacionamento dos bombeiros do concelho. Além das intervenções de arte urbana, o programa incluiu também música ao vivo, animação de rua e vários workshops criativos.

Até lá, a Câmara Municipal do Seixal está a promover acções de limpeza e remoção das chamadas tags. “É necessário não confundir tags com graffitis [arte urbana com valor artístico]”, avisa a autarquia, que convida os munícipes a participar na campanha com o levantamento de um Kit Limpa Tags, que inclui um “conjunto de ferramentas preparadas para a remoção de rabiscos de menores dimensões que sujam o património edificado”. Para saber mais informações sobre o projecto, pode ler o regulamento ou enviar e-mail (participacao@cm-seixal.pt).

+ Siga este roteiro de arte urbana em Lisboa

+ Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades e o melhor da sua cidade

Últimas notícias
    Publicidade