[title]
O italiano Filippo Fiumani tem-se focado em reciclar e reutilizar para criar arte e o seu trabalho já foi exposto no Canadá, na Austrália, nos EUA e em em várias cidades europeias. A sua mais recente peça, A-Mar Faz Parte da Linha, é uma instalação artística de grande dimensão. Localizada na fachada do Oeiras Parque, pode ser vista até 13 de Outubro.
“O resultado surgiu da ideia de criar algo impactante que fosse ao mesmo tempo grandioso e minucioso como o oceano”, lê-se em comunicado sobre a iniciativa, que visa “alertar para a protecção dos ecossistemas marinhos e costeiros”, nomeadamente através do uso de redes de pesca, resgatadas do oceano pela organização Sea Shepherd, bem como de outros materiais outrora descartados, como peças de automóveis, peluches, pranchas de surf e brinquedos de criança, por exemplo.
A instalação – que inclui néon LED, permitindo que a estrutura ganhe uma nova vida durante a noite – toma a forma de corais e fitoplâncton, indicadores da saúde dos oceanos, responsáveis pelo abrigo e alimento de todo o tipo de espécies. E, quando chegar a altura, todo o material utilizado na sua construção será entregue à Sea Shepherd, que o irá distribuir por diversas entidades parceiras.
Para ver a peça, já sabe: tem até 13 de Outubro e poderá fazê-lo através de um miradouro criado para o efeito, com acesso pelo piso -2 da zona laranja (acesso da loja Zara Home).
Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp
+ Neste festival, só entram produtos locais da Costa da Caparica