[title]
Quer se trate de um voo rápido de duas horas ou de uma viagem de longo curso, a turbulência pode afectar qualquer avião, mas normalmente não é muito grave. No entanto, em Maio de 2024, um passageiro britânico de 73 anos de idade, num voo Londres-Singapura, morreu tristemente em consequência da turbulência (pela primeira vez desde 1997).
Apresentámos então uma lista das rotas de voo mais turbulentas do mundo, mas agora é a vez da Europa. O site de monitorização de turbulência Turbli utilizou as “taxas de dissipação de turbulência” (EDR, uma medida da turbulência num determinado ponto que varia entre 0 e 100) para classificar as trajectórias mais turbulentas, e a pior é entre Nice e Genebra.
Tem um EDR de 16,07, mas de acordo com a euronews qualquer valor abaixo de 20 é considerado “ligeiro”, por isso, se é um passageiro ansioso que vai fazer este percurso em breve, não precisa de se preocupar. O percurso de Nice para Zurique ficou em segundo lugar e o de Zurique para Milão em terceiro.
O que é que realmente causa a turbulência? Bem, há uma série de factores que podem estar envolvidos: padrões de vento atmosférico, o despertar de outros aviões e “turbulência mecânica” (comum quando se viaja sobre montanhas). E, na Europa, os Alpes são um factor bastante comum – na verdade, oito das 10 rotas mais turbulentas começam ou acabam na Suíça.
As rotas aéreas mais turbulentas na Europa no ano passado
- Nice-Genebra
- Nice-Zurique
- Milão-Zurique
- Milão-Lyon
- Nice-Basileia
- Genebra-Zurique
- Nice-Lyon
- Genebra-Veneza
- Lyon-Zurique
- Veneza-Zurique
Voe com a Time Out
A Time Out tem recebido muitas notícias sobre a aviação nos últimos tempos – desde anúncios das companhias aéreas mais seguras e fiáveis até às rotas aéreas mais movimentadas do mundo.
🎄Filmes e séries para 2025 – leia grátis a nova edição da Time Out Portugal
🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp