Notícias

Fotógrafo Mimmo Jodice em diálogo com escultura neoclássica no MNAA

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) recebe uma exposição onde o fotógrafo italiano percorre a obra do escultor neoclássico, e seu conterrâneo, Antonio Canova.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Jodice - Canova
©Mimmo JodiceJodice - Canova
Publicidade

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) acolhe, entre 7 de Setembro e 29 de Outubro, a exposição “Jodice – Canova”, que integra um conjunto de 51 fotografias a preto e branco realizadas na década de 90 pelo fotógrafo italiano Mimmo Jodice, hoje com 89 anos. Imagens que falam directamente para a obra de Antonio Canova, um dos mais importantes escultores do neoclassicismo europeu.

Os dois artistas italianos estarão assim em diálogo nesta exposição temporária, onde Jodice interpreta 17 esculturas de Canova (1757-1822). “Selecciona vislumbres, pontos de vista, mantendo uma escala de 1:1 entre o pormenor escultórico em foco e a dimensão da impressão fotográfica”, explica o MNAA, acrescentando que o fotógrafo procura “uma ligação visceral com Canova, com a sua visão, com o seu processo criativo e, ao aproximar-se das esculturas, revive o corpo natural, exalta a suavidade da carne, trazendo-as de volta à vida”.

“Jodice – Canova” pode ser vista na Galeria de Exposições Temporárias do MNAA e foi desenhada em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e promovida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional italiano.

Museu Nacional de Arte Antiga. Ter-Dom 10.00-18.00. Bilhete normal: 10€. Entrada gratuita aos domingos e feriados para cidadãos residentes em território nacional.

+ Culturgest recebe mais uma edição da TEDxLisboa

+ Casa Fernando Pessoa reúne escritores premiados em Lisbon Revisited

Últimas notícias

    Publicidade