Notícias

Gastronomia, artesanato e dança. Há festa da América Latina no Estoril

A quinta edição do Mercado da América Latina acontece este fim-de-semana na Feira Internacional de Artesanato do Estoril.

Teresa David
Escrito por
Teresa David
Jornalista
Mercado da América Latina
DR
Publicidade

Comer os tacos do mexicano Potzalia ou os pratos peruanos do Paladarte, enquanto assiste a um espectáculo de tango ou de capoeira. O Mercado da América Latina está de regresso, mas não ao Mercado da Vila, em Cascais, onde esteve durante quatro edições. Este ano, a mostra da cultura latina, organizada pela Casa da América Latina, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e com o apoio das embaixadas latino-americanas, instala-se na Fiartil – Feira Internacional de Artesanato do Estoril, de 23 a 25 de Setembro, para três dias dedicados à gastronomia, ao artesanato, à música, à dança e às artes.

Como é habitual, haverá stands com comida da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, de Cuba, Costa Rica, Venezuela, México, Peru, Panamá, Paraguai e Uruguai. Além do Potzalia e do Paladarte, espera-se a Cocina Mexicana, A Lanchonete, o Hangus, as Empanadas do Maxi, entre outros. A isto juntam-se, por exemplo, stands com bijutaria brasileira feita a partir de folhas de árvores, sapatos mexicanos feitos à mão ou bordados paraguaios.

Como nem só de comida e artesanato se faz um continente, a programação cultural é animada, começando na dança panamenha, a ter lugar esta sexta-feira, às 18.20; e terminando no tango argentino, no domingo, às 18.00. Haverá espaço, também, para a dança colombiana, mexicana, venezuelana ou dominicana, e para a música cubana, brasileira ou chilena. Como se não bastasse, estão preparados vários workshops de sonoridades e gastronomia latino-americanas. 

A grande novidade este ano é O Espaço Criança, onde as famílias poderão experimentar actividades infantis típicas destes países.  Esta quinta edição coincide ainda com a celebração dos 200 anos de independência do Brasil e, por isso, espera-se a presença de músicos, bailarinos e capoeiristas e, naturalmente, vários stands destinados ao país.

Av. Amaral (Estoril). Sex 18.00-22.00, Sáb 13.00-22.00, Dom 13.00-19.00. Entrada: 1,50€, grátis para crianças até aos 12 anos. 

+ Há baptismos de vela e saídas de observação do ecossistema do estuário do Tejo este fim-de-semana

+ Festival Literário de Óbidos regressa em Outubro com mais de 200 iniciativas

Últimas notícias

    Publicidade