[title]
Pronto, já está. Com os Globos de Ouro entregues encerra a época de prémios e já toda a gente pode começar a pensar nos do próximo ano. Sem protestos de monta e com muitos agradecimentos à família e aos amigos e aos colegas, aqui estão os vencedores…
Música
Em uma das categorias mais disputadas em concurso reinou a diversidade e foi sem espanto que Amar pelos Dois, de Luísa Sobral, com interpretação de Salvador Sobral, canção vencedora do Festival Eurovisão em 2017, venceu na categoria Melhor Música.
![](https://img.youtube.com/vi/Qotooj7ODCM/sddefault.jpg)
Quem perdeu na categoria anterior, mas acabou por ser compensada recebendo o título de Melhor Intérprete, foi Raquel Tavares, pela sua prestação no álbum Roberto Carlos por Raquel Tavares.
![](https://img.youtube.com/vi/zaJLcSVivAA/sddefault.jpg)
O último Globo em disputa nesta categoria, Melhor Grupo, para a qual estavam nomeados D.A.M.A, com Lado a Lado, Ermo, por Lo-Fi Moda, mais os veteranos The Gift, o ano passado autores de Altar, acabou por ser entregue aos HMB, alinhando com o álbum Mais.
![](https://img.youtube.com/vi/iuWAvHEIIes/sddefault.jpg)
Cinema
Como se esperava, tendo em conta a acumulação de prémios verificada ao longo da época, São Jorge, de Marco Martins foi mais uma vez o vencedor recebendo o Globo de Ouro para Melhor Filme. E não se ficou por aqui, pois, como era também esperado, Nuno Lopes foi o reconhecido como Melhor Actor.
![](https://img.youtube.com/vi/0ZbUcqEn2hM/sddefault.jpg)
Outro prémio que não espantou ninguém, a bem dizer pelas mesmas razões dos anteriores, foi o de Melhor Actriz de Cinema que Rita Blanco recebeu pela sua interpretação em Fátima, o filme de João Canijo.
![](https://img.youtube.com/vi/UybYeU3W6X4/sddefault.jpg)
Teatro
Com Sopro, Tiago Rodrigues viu recompensado o seu trabalho na criação e construção de uma peça que tinha por sujeito uma profissão em extinção, a de ponto, e o próprio teatro. Recebendo o galardão de Melhor Peça acompanhado por grande parte dos que nela trabalharam, o encenador não deixou de referir a grande ausente no palco do Coliseu e, por assim dizer, a musa inspiradora desta produção, precisamente a ponto do Teatro Nacional D. Maria II, uma das últimas representantes da profissão no activo, Cristina Vidal.
![](https://img.youtube.com/vi/LAc1PE5kXLw/sddefault.jpg)
Disputando a categoria Melhor Actriz de Teatro, estavam Isabel Abreu (Sopro), Ana Palma (Display), Rita Lello (Mariana Pineda), mas foi Rita Cabaço, pode dizer-se que também sem espanto para ninguém, quem recebeu o prémio pelo seu desempenho em A Estupidez, de Rafael Spregelburd com encenação de João Pedro Mamede.
![](https://media.timeout.com/images/105227220/image.jpg)
Entre os candidatos a Melhor Actor de Teatro estavam Elmano Sancho, pela sua interpretação em Display, escrita e encenada por Carlos J. Pessoa para o Teatro da Garagem, assim como Ivo Canelas e Pedro Gil, protagonistas em Pedro e o Capitão, de Mário Benedetti, com encenação de Marta Carreiras e Romeu Costa. O prémio, porém, foi para Miguel Loureiro, que surgia como o menos provável vencedor na bolsa de apostas, pelo seu desempenho na peça de Dimítris Dimitriádis que Jean Paul Bucchieri encenou, Esquecer.
![](https://media.timeout.com/images/105227204/image.jpg)
E os outros Globos de Ouro foram para…
Desporto
Melhor Treinador: Leonardo Jardim – Futebol
Melhor Desportista Feminino: Inês Henriques – Atletismo
Melhor Desportista Masculino: Cristiano Ronaldo – Futebol
Moda
Melhor Estilista: Alexandra Moura
Melhor Modelo Feminino: Maria Miguel (L'Agence)
Melhor Modelo Masculino: Fernando Cabral (Karacter)
E ainda:
Revelação do Ano: Bárbara Bandeira – Música
Prémio Mérito e Excelência: José Cid