Notícias

Há estrelas de cinema a tentar salvar os espaços culturais de Roma – eis porquê

Uma carta de protesto contra a potencial reafectação comercial de 50 salas de cinema foi assinada por Martin Scorsese, Willem Dafoe ou Isabella Rossellini.

Liv Kelly
Escrito por
Liv Kelly
Writer, Time Out Travel
View of Rome the Palazzo Vittoriano
Photograph: Shutterstock
Publicidade

Roma existe há quase 3000 anos e, quando se trata de espaços culturais históricos, a capital italiana sabe o que anda a fazer – basta ver esta lista dos melhores museus da cidade.

No entanto, está agendada para a próxima semana uma votação sobre a possibilidade de autorizar a reafectação comercial de alguns dos seus locais culturais mais emblemáticos, colocando em risco muitos espaços – incluindo 50 salas de cinema.

As autoridades de Lácio, região onde se situa Roma, pode vir a aprovar uma lei que tornaria estes cinemas, muitos dos quais históricos e abandonados, em áreas comerciais comuns, com empresários a quererem ali construir supermercados e centros comerciais.

E é por isso que o assunto está a atrair a atenção de alguns dos maiores nomes de Hollywood. O arquitecto italiano Renzo Piano (cujas obras mais famosas incluem o Shard, em Londres, e o Centro Pompidou, em Paris) partilhou uma carta de protesto contra a votação, que foi agora apoiada por nada menos do que Martin Scorsese, Willem Dafoe, Isabella Rossillini, Lea Seydoux, JJ Abrams, Mark Ruffalo e Damien Chazelle, para citar apenas alguns.

“Uma tal transformação representaria uma perda irrevogável: um profundo sacrilégio não só para a rica história da cidade, mas também para o legado cultural para as gerações futuras”, disse Martin Scorsese, segundo a IndieWire. “Apelamos aos nossos colegas de todo o mundo, aos directores de festivais e a todos os operadores culturais para que assinem esta carta para aproveitar a última oportunidade de redenção de uma das mais importantes cidades culturais e artísticas do mundo.”

A votação está prevista para a próxima semana, que arranca a 3 de Março.

🏖️ Já comprou a Time Out Lisboa, com 20 viagens para fazer em 2025?

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp

Últimas notícias
    Publicidade