[title]
Mais um dia, mais uma cidade europeia a propor restrições aos alojamentos de férias. Seguindo os passos de outras grandes cidades espanholas, como Barcelona e Madrid, Sevilha, na Andaluzia, é o mais recente destino a responder ao descontentamento dos seus habitantes face aos preços das rendas.
Esta quinta-feira, o conselho municipal prometeu novas restrições à concessão de licenças para alojamentos de curta duração, o que significa que nos 108 bairros da cidade não mais de 10% das propriedades podem ser apartamentos turísticos. Além disso, em áreas já bastante saturadas de alojamentos, como o centro histórico e bairros como Triana, não serão concedidas novas licenças.
Alguns habitantes acham que a política podia ir ainda mais longe. Segundo o Liverpool Echo, o Partido Socialista Operário Espanhol afirmou que 23 mil alojamentos turísticos ainda poderão obter licenças ao abrigo do novo esquema, e que as regras deveriam ser "mais rigorosas e ambiciosas".
Esta notícia surge depois de outras grandes cidades espanholas – Barcelona e Madrid – terem anunciado planos para implementar limites muito restritos aos alojamentos de curta duração, sendo que a primeira planeia uma proibição total a partir de Novembro de 2028.
Mas porquê tanto alarido? Bem, Espanha está prestes a ultrapassar a França como o país mais visitado do mundo até 2040, com um relatório a projectar uns impressionantes 110 milhões de visitantes por ano. E embora isso vá, obviamente, gerar muito dinheiro para a economia espanhola, os preços das rendas no país aumentaram 70% nos últimos dez anos e, na perspectiva dos habitantes locais, os arrendamentos de curta duração são os culpados.
Mais sobre o excesso de turismo
Espanha não é o único país com cidades onde os habitantes estão fartos dos arrendamentos de curta duração: Budapeste, Atenas e a Chéquia também estão a considerar impor limites a este tipo de alojamentos. Além disso, muitos destinos querem que as pessoas evitem visitar certas áreas e vários locais estão a aumentar as suas taxas turísticas.
📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp
👀 Está sempre a voltar para aquele ex problemático? Nós também: siga-nos no X