Notícias

Há novas visitas aos bastidores dos palácios e parques de Sintra

Parques de Sintra lançou um novo programa de visitas que quer dar a conhecer ao público uma outra perspectiva dos monumentos e espaços que todos julgam conhecer.

Sebastião Almeida
Escrito por
Sebastião Almeida
Palácio Nacional de Sintra
Palácio Nacional de SintraJardim da Preta
Publicidade

Já se interrogou como são os espaços dos palácios e monumentos que muitas vezes não são mostrados aos visitantes? A Parques de Sintra, empresa gestora dos palácios da Pena, de Sintra, de Queluz e de Monserrate, entre outros, vai mostrar como são os bastidores dos parques e monumentos do concelho. O novo programa Visitas aos Bastidores dá a conhecer espaços inacessíveis ao público e temas que não costumam ser abordados pelos técnicos.

Entre Julho, Agosto e Setembro haverá 12 visitas todos os sábados de manhã, que darão a conhecer curiosidades e temas pouco abordados sobre estes locais. As visitas de duas horas serão realizadas por técnicos especialistas em várias áreas, que se dedicam a investigação e a projectos de recuperação e conservação de património gerido pela empresa.

A visita "Vidas Ocultas" leva os participantes numa viagem aos espaços mais recônditos do Palácio Nacional de Sintra, aos aposentos resguardados e às áreas privadas dos antigos serviçais. Outra proposta é a de conhecer os aposentos da rainha D. Maria Pia no Paço de Sintra, que abre ao público em Julho com uma abordagem museológica nunca antes explorada. No mesmo local, a visita "O Tempo e o(s) Paço(s)" mostra como as várias casas e paços de diferentes épocas deram origem ao actual Paço de Sintra (22 Agosto).

O palácio da Pena terá a visita "No interior da cúpula", em que são mostradas as reservas do Palácio Nacional da Pena (12 Setembro). Nela o público irá conhecer peças distantes dos olhos dos visitantes e objectos que nunca estiveram expostos. A outra visita neste local, "No Topo do Tempo", percorre uma estreita escada em caracol que leva à Torre do Relógio. A terceira proposta, "Labirintos subterrâneos", dá a conhecer uma rede de minas de água que atravessa o interior da Serra de Sintra.

No Castelo dos Mouros revela-se vestígios da vida e morte dos povos que foram habitando esta encosta da serra com a visita "Entre Mortos e Vivos – Arqueologia no Castelo dos Mouros" (26 Setembro). Há ainda uma visita que explica como foi feito o restauro do Convento dos Capuchos (8 Agosto), dando a conhecer um dos processos de restauro mais sensíveis levado a cabo no património gerido pela Parques de Sintra. O "Caminho das Cruzes – Nos Passos dos Peregrinos" (25 Julho) dá a conhecer o caminho que os peregrinos faziam até este convento e ainda há oportunidade de conhecer a serra, as suas espécies raras e esforços de conservação empreendidos para manter o seu habitat, com a visita "A Floresta da Serra de Sintra" (5 Setembro).

Em Queluz, por sua vez, dá-se a conhecer o que os monarcas comiam e os alimentos exóticos que chegavam à Europa vindos dos outros continentes (19 Setembro). Poderá saber mais sobre o Iluminismo nos jardins do palácio de Queluz (22 Julho) e entender todos os mecanismo hidráulicos que permitem que os espaços com água funcionem.

As visitas decorrem entre as 10.00 e as 12.00 e é necessário efectuar uma inscrição prévia. O preço é de 30€ por participante ou de 60€ por família (2 adultos e duas crianças até aos 12 anos).

+ Coisas para fazer em Sintra

+ Leia aqui a nova edição digital e gratuita da Time In Portugal
 

Últimas notícias

    Publicidade