[title]
Quem foi a verdadeira estrela da trilogia de Peter Jackson, O Senhor dos Anéis? Não, não foi Frodo, Gandalf e nem mesmo Gollum. Resposta correcta: a Nova Zelândia. Sonhamos com uma viagem às paisagens selvagens do país desde a primeira vez que vimos A Irmandade do Anel. Mas, com as fronteiras da Nova Zelândia firmemente fechadas para viajantes internacionais, esta é capaz de ser a segunda melhor opção disponível.
Acaba de ser inaugurado em Espanha um novo trilho para caminhadas, inspirado na Terra Média de JRR Tolkien. Percorrendo a parte Norte da Serra de Guadarrama, a cerca de uma hora de carro de Madrid, vai chegar ao 'El Camino del Anillo' – 'O Caminho do Anel’ – uma nova alternativa a trajectos mais conhecidos, como o Caminho de Santiago.
Com cerca de 122 km, o trilho foi projectado para ser concluído a pé em oito etapas, ao longo de uma semana. Pelo caminho, vai encontrar paisagens, aldeias e ruínas, escolhidas especificamente pela semelhança aos locais dos livros de Tolkien e filmes de Peter Jackson – ainda que seja mais provável encontrar águias e javalis do que orcs, pelo caminho.
Além de celebrar a deslumbrante paisagem natural do centro da Espanha, o El Camino del Anillo foi criado para reiniciar o turismo numa parte despovoada do país, incentivando os caminhantes a optar por hotéis e albergues locais. Um parque de campismo na vila de Montejo de la Sierra organizou até uma exposição tolkiana para marcar a abertura do trilho.
Os caminhantes podem participar numa tour, ao estilo Irmandade do Anel, ou partir numa aventura independente com partida no centro da cidade de El Molar.
Saiba mais sobre o El Camino del Anillo.