[title]
A Praça da Alegria, junto à Avenida da Liberdade, tornou-se passagem obrigatória para os amantes do teatro no ano passado, com a construção do Passeio da Fama. Herman José, Ana Bola, João Baião e Simone de Oliveira são algumas das novas estrelas que se juntam às mais de três dezenas de nomes gravados na calçada portuguesa do Jardim Alfredo Keil.
A inauguração estava prevista para o Dia Mundial do Teatro, 27 de Março, mas foi adiada para data a anunciar. “Mais à frente vamos fazer um dia 27 de Março B”, diz à Time Out Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António. “Entre falecidos, novas promessas e nomes já consagrados, porque acho que as homenagens devem ser feitas ainda em vida, temos mais 21 nomes.”
Com um investimento de cerca de três mil euros, o Passeio da Fama foi feito em pouco menos de quatro semanas, no ano passado exactamente por esta altura, na freguesia lisboeta com mais teatros por metro quadrado e antes do início das obras de requalificação da Praça da Alegria. Numa área total de cerca de 10 900m2, foi ordenado o estacionamento, reforçada a segurança pedonal com o alargamento dos passeios e executada a recuperação integral do Jardim Fernando Keil, preservando a sua imagem romântica do século XIX, também reforçada, por exemplo, com uma selecção de espécies florais exóticas.
“Fizemos obras de recuperação do jardim para calçada portuguesa e, enquanto defensores da calçada portuguesa em locais de grande gabarito, como é a Avenida da Liberdade, nada melhor que uma homenagem à portuguesa”, acrescenta Vasco Morgado, fazendo referência à dispersão do Passeio da Fama também para o interior do jardim.
Além das personalidades já referidas e dos restantes nomes adicionados, a anunciar pela Junta de Freguesia de Santo António durante a futura inauguração, pode encontrar neste passeio os nomes de Vasco Santana, Camilo de Oliveira, Raul Solnado, António Feio, Maria Rueff ou Rita Blanco.
+ As salas fechadas e os eventos cancelados em Lisboa devido ao Coronavírus