Notícias

Iniciativa inédita abre as portas do Palácio Vilalva ao público

Duas oportunidades únicas: entrar no Palácio Vilalva e ver “Liberdade (à) Vista” com fotografias inéditas que Paulo Cintra tirou no dia 25 de Abril de 1974.

Helena Galvão Soares
Jornalista
Palácio Vilava, actual sede da Provedoria  da Justiça
AlejandroPalácio Vilava, actual sede da Provedoria da Justiça
Publicidade

São duas boas notícias de uma só vez. O fotógrafo Paulo Cintra inaugura a exposição “Liberdade (à) Vista” com as fotografias que tirou no mais marcante dia da democracia portuguesa: 25 de Abril de 1974. E, numa atitude inédita, a Provedoria da Justiça, ao comemorar o 50.º aniversário da instituição, abre as portas do Palácio Vilalva aos olhos ávidos e curiosos dos lisboetas.

Ao contrário de outros palácios propriedade do Estado, como a Procuradoria Geral da República ou o Tribunal Constitucional, o Palácio Vilava não é visitável. Recorde-se que este palácio foi sede do Governo Militar de Lisboa entre 1946 e 2006 e ocupado por serviços do Exército até Setembro de 2022, só passando em Novembro de 2023 para a Provedoria da Justiça. Agora, na comemoração do seu 50.º aniversário, e dos 50 anos do 25 de Abril, a Provedoria da Justiça teve a iniciativa inédita de abrir as portas do Palácio Vilalva ao público.

“Liberdade (à) Vista” , de Paulo Cintra
Paulo Cintra“Liberdade (à) Vista” , de Paulo Cintra

Paulo Cintra é um fotógrafo mais conhecido pela sua longa carreira de fotógrafo de teatro (na Cornucópia de 1973 a 2010), fotografia de arte e fotografia de património. Em “Liberdade (à) Vista” reúne um conjunto de imagens inéditas captadas durante o dia 25 de Abril de 1974. 

A exposição tem entrada livre e está aberta ao público às terças e sextas-feiras, em dois horários, das 14.30 às 15.45 e das 16.00 às 17.15, em visitas guiadas, disponíveis em português ou inglês, em grupos limitados a um máximo de 15 pessoas. Visita sujeita a inscrição aqui.

Palácio Vilalva. Rua Marquês de Fronteira (São Sebastião, frente ao CAM). Ter e Sex 14.30-15.45/ 16.00-17.15. Entrada livre

🎄Milagre de Natal – uma festa com TUDO à discrição

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, no Instagram e no Whatsapp

Últimas notícias

    Publicidade