[title]
Covid Art Museum é uma conta de Instagram, mas também um museu, que reúne trabalhos de artistas de todo o mundo e de diferentes artes num único destino virtual. Nasceu durante a quarentena, por iniciativa de Emma Calvo, Irene Llorca e José Guerrero, três publicitários de Barcelona. Dedica-se, como não podia deixar de ser, a falar sobre a quarentena e sobre o surto de Covid-19 que a causou, seja através de desenhos, ilustrações, vídeos, animações ou fotografias.
View this post on Instagram
Os fundadores do projecto, que pretendem que este funcione “como um arquivo” capaz de retratar “o que as pessoas viveram, sentiram e como se expressaram” durante o isolamento, são os responsáveis pela curadoria. Seleccionam as obras para exposição a partir dos trabalhos que recebem por meio da hashtag #CovidArtMuseum, da caixa de mensagens da conta de Instagram ou do email covidartmuseum@gmail.com. O critério de selecção é simples: escolhem as “obras produzidas durante a quarentena, que transmitam e reflictam o que estamos a viver e a sentir”, revelaram à revista espanhola Yorokobu.
View this post on Instagram
Ao percorrer a página de Instagram da iniciativa, é fácil notar que máscaras, papel higiénico, mãos, casas e o próprio vírus estão entre os elementos mais representados nos trabalhos, que servem diferentes propósitos. “Muitos falam de amor e união; outros procuram consciencializar; alguns têm um enfoque mais cómico e outros são simplesmente observações curiosas deste novo cenário em que nos encontramos”, explicam. Artistas com visões mais catastróficas também têm submetido as suas obras, que tratam sentimentos como o pânico e o caos.