[title]
Inaugurou esta sexta-feira o Jardim Antonio Tabucchi, no Príncipe Real. Conhecido até agora como Jardim da Travessa da Piedade, o local foi rebaptizado em jeito de homenagem ao escritor que, apesar de não ser português, escolheu Lisboa para viver e referiu-a ainda em muitas das suas obras, destacando-se Afirma Pereira, publicado em 1994.
Escondido entre a Praça do Príncipe Real e a Praça das Flores, o jardim localiza-se, curiosamente, junto ao local onde Antonio Tabucchi residiu, na Rua do Monte Olivete.
Para além de escritor, Antonio Tabucchi leccionou nas Universidades de Bolonha, Génova, Roma, Paris e Nova Iorque. Publicou 27 livros, desde romances a peças de teatro. As obras literárias como O fio do horizonte, Nocturno Indiano e Afirma Pereira chegaram mesmo a ser adaptadas ao cinema. Este último, realizado por Roberto Faenza, foi rodado em Lisboa e protagonizado por Marcello Mastroianni.
Antonio Tabucchi criou laços com país. Chegou mesmo a escrever um romance em português – Requiem, publicado em 1992. Juntamente com Maria José de Lencastre, traduziu para italiano a obra de Fernando Pessoa.
+ O Pátio das Antigas: A esquina das tabacarias clássicas
+ Palácio Nacional da Pena recupera decoração original da Sala de Visitas